Para ajudar as instituições no processo de implementação da Certificação da Qualidade, a F3M-Information Systems S.A. está a desenvolver uma solução única no país especificamente direccionado para o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) em Instituições Privadas de Solidariedade Social. Além daquela solução, a empresa está a desenvolver uma plataforma de gestão de informação sobre o projecto Equalidade, que permitirá às instituições obter todas as indicações e esclarecimentos neste âmbito.
A solução vem assim complementar a linha WINIPSS que a tecnológica concebeu para o mercado social, tornando o controlo do Sistema de Gestão da Qualidade um processo simples e totalmente integrado. Trata-se, pois, de um software testado e validado, capaz de gerir todo o Sistema de Gestão da Qualidade das instituições, a partir das novas tecnologias. Permite uma gestão mais optimizada dos recursos, a partir de uma nova forma de funcionamento interno e do reforço das competências dos colaboradores de cada instituição.
O desenvolvimento da solução resultou de um protocolo de colaboração que contou com a participação de mais duas empresas, a espanhola ASTIVIA – com o software ISOTOOLS – e, na área da qualidade, a PROCESS ADVICE, empresa com vasta experiência em consultoria especializada no domínio da Qualidade, Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho, Responsabilidade Social, Investigação, Desenvolvimento e Inovação, HACCP, Gestão de Carreiras/Recursos Humanos e Gestão da Formação.
De referir ainda que a F3M contou com a cooperação de um grupo de seis instituições de Solidariedade Social, de Vila Nova de Famalicão que implementaram o SGQ, aquando da participação no projecto Equalidade. Associação Engenho, Associação de Moradores das Lameiras, Associação Teatro Construção, Associação “Mundos de Vida”, Centro Social de Bairro e Cooperativa Social Recreio do João foram as seis IPSS envolvidas no acordo.
Além do software para o SGQ e no sentido de colmatar algumas necessidades das instituições, a F3M estabeleceu uma parceria com a Associação Engenho e está a desenvolver uma plataforma central de gestão de informação sobre o projecto Equalidade. Através de um registo, as instituições têm acesso às diversas informações e podem colocar dúvidas, entre outras vantagens. A plataforma é assim uma ferramenta de grande utilidade não só para as instituições que já iniciaram o processo de Certificação da Qualidade mas também para aquelas que pretender iniciar.
Para Pedro Fraga, CEO da F3M-Information Systems, S.A., “este projecto é um claro reconhecimento da capacidade de intervenção da F3M junto do terceiro sector. Para quem começou, em 1989, a trabalhar para a área Social (19 dos 21 anos da empresa) é gratificante percepcionar o estado de maturidade que as instituições já atingiram, com um grande número a apostar em certificar os seus sistemas de gestão. A F3M acumula uma experiência significativa nesta área e o sector social compreendeu essa aposta. Estamos a falar da nossa actividade core. Com isto quero dizer que as instituições não são um complemento da nossa actividade em termos de software, são a nossa actividade principal”.
A F3M-Information Systems, S.A. foi fundada em Julho de 1987 e dedica-se ao desenvolvimento de software específico para nichos de mercado e soluções à medida dos clientes. Com escritórios em Braga e em Lisboa, a tecnológica conta, actualmente, com cerca de 125 colaboradores, sendo uma das 200 maiores Empresas Nacionais de Tecnologias de Informação e uma das 1.500 maiores empresas europeias do sector.
Não há inqueritos válidos.