IMPLEMENTAÇÃO DA CERTIFICAÇÃO DA QUALIDADE

Solução F3M ajuda instituições

Para ajudar as instituições no processo de implementação da Certificação da Qualidade, a F3M-Information Systems S.A. está a desenvolver uma solução única no país especificamente direccionado para o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) em Instituições Privadas de Solidariedade Social. Além daquela solução, a empresa está a desenvolver uma plataforma de gestão de informação sobre o projecto Equalidade, que permitirá às instituições obter todas as indicações e esclarecimentos neste âmbito.

A solução vem assim complementar a linha WINIPSS que a tecnológica concebeu para o mercado social, tornando o controlo do Sistema de Gestão da Qualidade um processo simples e totalmente integrado. Trata-se, pois, de um software testado e validado, capaz de gerir todo o Sistema de Gestão da Qualidade das instituições, a partir das novas tecnologias. Permite uma gestão mais optimizada dos recursos, a partir de uma nova forma de funcionamento interno e do reforço das competências dos colaboradores de cada instituição.

O desenvolvimento da solução resultou de um protocolo de colaboração que contou com a participação de mais duas empresas, a espanhola ASTIVIA – com o software ISOTOOLS – e, na área da qualidade, a PROCESS ADVICE, empresa com vasta experiência em consultoria especializada no domínio da Qualidade, Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho, Responsabilidade Social, Investigação, Desenvolvimento e Inovação, HACCP, Gestão de Carreiras/Recursos Humanos e Gestão da Formação.

De referir ainda que a F3M contou com a cooperação de um grupo de seis instituições de Solidariedade Social, de Vila Nova de Famalicão que implementaram o SGQ, aquando da participação no projecto Equalidade. Associação Engenho, Associação de Moradores das Lameiras, Associação Teatro Construção, Associação “Mundos de Vida”, Centro Social de Bairro e Cooperativa Social Recreio do João foram as seis IPSS envolvidas no acordo.

Além do software para o SGQ e no sentido de colmatar algumas necessidades das instituições, a F3M estabeleceu uma parceria com a Associação Engenho e está a desenvolver uma plataforma central de gestão de informação sobre o projecto Equalidade. Através de um registo, as instituições têm acesso às diversas informações e podem colocar dúvidas, entre outras vantagens. A plataforma é assim uma ferramenta de grande utilidade não só para as instituições que já iniciaram o processo de Certificação da Qualidade mas também para aquelas que pretender iniciar.

Para Pedro Fraga, CEO da F3M-Information Systems, S.A., “este projecto é um claro reconhecimento da capacidade de intervenção da F3M junto do terceiro sector. Para quem começou, em 1989, a trabalhar para a área Social (19 dos 21 anos da empresa) é gratificante percepcionar o estado de maturidade que as instituições já atingiram, com um grande número a apostar em certificar os seus sistemas de gestão. A F3M acumula uma experiência significativa nesta área e o sector social compreendeu essa aposta. Estamos a falar da nossa actividade core. Com isto quero dizer que as instituições não são um complemento da nossa actividade em termos de software, são a nossa actividade principal”.

A F3M-Information Systems, S.A. foi fundada em Julho de 1987 e dedica-se ao desenvolvimento de software específico para nichos de mercado e soluções à medida dos clientes. Com escritórios em Braga e em Lisboa, a tecnológica conta, actualmente, com cerca de 125 colaboradores, sendo uma das 200 maiores Empresas Nacionais de Tecnologias de Informação e uma das 1.500 maiores empresas europeias do sector.

 

Data de introdução: 2008-12-12



















editorial

Voltar a casa

Sucede que a falta de motivação das IPSS para colocarem a sua rede de ERPI ao serviço do escoamento das situações de internamento hospitalar inapropriado, nas condições atualmente em vigor, se afigura amplamente justificada (...)

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

O risco de retrocesso nos apoios à vida independente
O Orçamento de Estado para 2026 foi justamente elogiado por se abster dos clássicos “cavaleiros orçamentais”, designação pela qual são conhecidas as...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Que espero do novo Presidente da República?
Está próxima a eleição do novo Alto Magistrado da Nação. Temos mais duas semanas para que os candidatos, de forma serena, com objetividade e no âmbito dos...