NELAS

Exposição DESENHOS SEM NOME a favor da AMI

A Biblioteca Municipal António Lobo Antunes, em Nelas, conhece até ao próximo dia 19 de Janeiro a exposição “Desenhos sem Nome”. Esta proposta cultural a favor da AMI é composta por trinta desenhos da autoria de crianças moçambicanas da Escola Preparatória de Malhangalene.

As pequenas obras de arte, da autoria de crianças com idades entre os 11 e os 14 anos, foram encontradas no lixo por Lia e Pitum Keil Amaral, quando cooperantes em Moçambique em 1982.

Os temas animistas, a composição, as cores, são fascinantes. Fazem-nos pensar imediatamente na influência latente de artes tradicionais, puras, comparáveis por exemplo, à dos aborígenes australianos.
Ainda que a orientação do professor possa ter contribuído para a excelência da execução (a lápis de cera), existe uma força criativa impressionante em cada trabalho e mais impressionante ainda num conjunto de tantas obras, e de diferentes crianças.
Preservados e valorizados, os desenhos foram doados à AMI pelo Arquitecto Keil Amaral (membro do Núcleo de Nelas da AMI).

A exposição e venda, organizada pela AMI com o apoio do Núcleo de Nelas, estará patente ao público até 19 de Janeiro de 2009 .

 

Data de introdução: 2009-01-04



















editorial

2025: A ESPERANÇA NÃO ENGANA?

O ano 2025 já segue o seu curso e a esperança não pode enganar… Agora é tempo das decisões. Decisões que já tardam porque a imprevisibilidade agrava a insustentabilidade…

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Imigração: O exemplo tem que vir de cima
Um velho provérbio diz-nos que quem está mal, muda-se. É o que fazem milhões de pessoas em todo o mundo, há séculos a esta parte. São muitos, mas não...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Um Ano Novo vem aí!
Nas duas últimas semanas, circularam mensagens de Boas Festas, muitas delas simplesmente impressas sem sequer terem a assinatura do remetente e algumas até sem palavras mais personalizadas.