NELAS

Exposição DESENHOS SEM NOME a favor da AMI

A Biblioteca Municipal António Lobo Antunes, em Nelas, conhece até ao próximo dia 19 de Janeiro a exposição “Desenhos sem Nome”. Esta proposta cultural a favor da AMI é composta por trinta desenhos da autoria de crianças moçambicanas da Escola Preparatória de Malhangalene.

As pequenas obras de arte, da autoria de crianças com idades entre os 11 e os 14 anos, foram encontradas no lixo por Lia e Pitum Keil Amaral, quando cooperantes em Moçambique em 1982.

Os temas animistas, a composição, as cores, são fascinantes. Fazem-nos pensar imediatamente na influência latente de artes tradicionais, puras, comparáveis por exemplo, à dos aborígenes australianos.
Ainda que a orientação do professor possa ter contribuído para a excelência da execução (a lápis de cera), existe uma força criativa impressionante em cada trabalho e mais impressionante ainda num conjunto de tantas obras, e de diferentes crianças.
Preservados e valorizados, os desenhos foram doados à AMI pelo Arquitecto Keil Amaral (membro do Núcleo de Nelas da AMI).

A exposição e venda, organizada pela AMI com o apoio do Núcleo de Nelas, estará patente ao público até 19 de Janeiro de 2009 .

 

Data de introdução: 2009-01-04



















editorial

Educação: o pilar da inclusão e da solidariedade

Desde a sua fundação, a CNIS tem vindo a afirmar que a educação é, antes de mais, um direito de todos e um fator determinante para a inclusão social. Nesta edição do Solidariedade, reafirmamos esse compromisso...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Agora, que os eleitos só pensem no bem comum
Sou um político resiliente, sem nunca ter sentido a necessidade de me envolver na política ativa. Quero dizer que, há mais de cinquenta anos, fiz a opção de viver a minha...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

A caracterização racial é racismo estrutural
Três amigos chegaram ao aeroporto de Lisboa, vindos de um voo intercontinental, com a quantidade de bagagem de umas férias relativamente longas. Duas das pessoas no grupo eram caucasianas, uma...