NELAS

Exposição DESENHOS SEM NOME a favor da AMI

A Biblioteca Municipal António Lobo Antunes, em Nelas, conhece até ao próximo dia 19 de Janeiro a exposição “Desenhos sem Nome”. Esta proposta cultural a favor da AMI é composta por trinta desenhos da autoria de crianças moçambicanas da Escola Preparatória de Malhangalene.

As pequenas obras de arte, da autoria de crianças com idades entre os 11 e os 14 anos, foram encontradas no lixo por Lia e Pitum Keil Amaral, quando cooperantes em Moçambique em 1982.

Os temas animistas, a composição, as cores, são fascinantes. Fazem-nos pensar imediatamente na influência latente de artes tradicionais, puras, comparáveis por exemplo, à dos aborígenes australianos.
Ainda que a orientação do professor possa ter contribuído para a excelência da execução (a lápis de cera), existe uma força criativa impressionante em cada trabalho e mais impressionante ainda num conjunto de tantas obras, e de diferentes crianças.
Preservados e valorizados, os desenhos foram doados à AMI pelo Arquitecto Keil Amaral (membro do Núcleo de Nelas da AMI).

A exposição e venda, organizada pela AMI com o apoio do Núcleo de Nelas, estará patente ao público até 19 de Janeiro de 2009 .

 

Data de introdução: 2009-01-04



















editorial

NO CINQUENTENÁRIO DO 25 DE ABRIL

(...) Saudar Abril é reconhecer que há caminho a percorrer e seguir em frente: Um primeiro contributo será o da valorização da política e de quanto o serviço público dignifica o exercício da política e o...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Liberdade e Democracia
Dentro de breves dias celebraremos os 50 anos do 25 de Abril. Muitas serão as opiniões sobre a importância desta efeméride. Uns considerarão que nenhum benefício...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Novo governo: boas e más notícias para a economia social
O Governo que acaba de tomar posse tem a sua investidura garantida pela promessa do PS de não apresentar nem viabilizar qualquer moção de rejeição do seu programa.