PROJECTO INCLUIR

Dia dos Namorados Seniores em Castelo de Paiva

O Centro Social de Santa Maria de Sardoura e a Câmara Municipal de Castelo de Paiva promoveram no âmbito do Projecto Incluir – financiado pelo Programa Progride - no dia 14 de Fevereiro de 2009, mais um evento enquadrado na acção “Envelhecer Animado”: O Dia dos Namorados Seniores. A organização esteve a cargo da Equipa Multidisciplinar do Projecto Incluir, que mais uma vez viu o seu trabalho reconhecido, dada a satisfação e o desejo de novos eventos como este, reflectidos no olhar e nas palavras dos participantes.

Desta forma continuou-se, em Castelo de Paiva, a promover o convívio da população idosa, não institucionalizada, e que, pelos mais variados motivos se encontra em situações de isolamento e de solidão despertando a familiaridade e a alegria, tantas vezes esquecidas neste período da vida.
O Dia dos Namorados Seniores decorreu nas instalações do Centro Social de Santa Maria de Sardoura (Entidade Executora do Projecto Incluir) e reuniu num alegre jantar romântico mais de 70 pessoas idosas, provenientes de todas as freguesias do concelho de Castelo de Paiva ... algumas delas casadas há mais de 60 anos !!!

Além da alegria contagiante que se verificou nos participantes, este evento também permitiu o reencontro entre velhos amigos que a vida há muito havia separado.
São iniciativas como estas que, pela alegria que causam, se tornam fáceis de por em prática pois fazem sentir vivas as forças adultas que um dia criaram o Dia dos Namorados.
Esta é uma das características do Projecto Incluir, a atipicidade, que cada vez se direccionada na luta pelo bem estar e qualidade da população idosa, desfavorecida, num concelho com fortes marcas de tristeza, solidão e abandono familiar nesta bonita fase da vida humana.

 

Data de introdução: 2009-03-11



















editorial

VIVÊNCIAS DA SEXUALIDADE, AFETOS E RELAÇÕES DE INTIMIDADE (O caso das pessoas com deficiência apoiadas pelas IPSS)

Como todas as outras, a pessoa com deficiência deve poder aceder, querendo, a uma expressão e vivência da sexualidade que contribua para a sua saúde física e psicológica e para o seu sentido de realização pessoal. A CNIS...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Que as IPSS celebrem a sério o Natal
Já as avenidas e ruas das nossas cidades, vilas e aldeias se adornaram com lâmpadas de várias cores que desenham figuras alusivas à época natalícia, tornando as...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Adolf Ratzka, a poliomielite e a vida independente
Os mais novos não conhecerão, e por isso não temerão, a poliomelite, mas os da minha geração conhecem-na. Tivemos vizinhos, conhecidos e amigos que viveram toda a...