LEGIÃO DA BOA VONTADE, PORTO

Programa Sorriso Feliz conta agora com uma unidade móvel de saúde oral

A Legião da Boa Vontade (LBV) tem agora ao seu dispor uma unidade móvel de saúde oral para ajudar no programa “Sorriso Feliz” no Grande Porto. O programa existe desde 2001 e proporciona, principalmente junto das crianças mais desfavorecidas, informação, prevenção e encaminhamento para tratamento dentário. “Fazemos a distribuição de kit’s de higiene oral, rastreios, aplicação de flúor, informações sobre os alimentos e de como deve ser realizada uma correcta escovagem a mais de 2000 crianças portuguesas através deste programa, que implementa hábitos de saúde oral saudáveis sendo realizado gratuitamente junto de escolas, instituições, creches e lares, nas cidades do Porto, Coimbra e Lisboa”, explica Noys Rocha, assessora da LBV.

O veículo foi devidamente adaptado pela LBV, com o apoio de 50 mil euros da Fundação EDP e tem todas as condições de um gabinete dentário que permitirá a higienistas orais e dentistas disponibilizar reforço ao rastreio e prevenção oral ao universo de crianças atendidas gratuitamente pelo “Sorriso Feliz”.
“A parte lúdica é muito importante para que os mais petizes assimilem rápido e bem os hábitos saudáveis transmitidos no programa, por isso, filmes com desenhos animados, realização de desenhos e jogos que incentivam as crianças a aprenderem e a ensinarem, são de utilização constante”, refere Noys Rocha.

A inauguração teve lugar a 21 de Maio, na Praça da Batalha, no Porto e contou com a presença de muitos voluntários que colaboram com o programa, bem como colaboradores e amigos da instituição. A LBV aproveitou a cerimónia para apresentar a nova unidade móvel de saúde oral para Lisboa, em substituição do antigo “Autocarro da Saúde Oral”, veículo cedido pela Carris que durante quase 8 anos fez o rastreio oral a milhares de crianças e jovens na capital portuguesa.

A LBV…
O projecto nasceu no Brasil, país onde foi fundada a Legião da Boa Vontade em 1950. Em Portugal, a instituição iniciou o seu trabalho na cidade do Porto, em 1989. Com 20 anos de existência em terras lusitanas, a acção da LBV é desenvolvida em todo o país, com instalações nas cidades do Porto, Coimbra e Lisboa. Conta com o apoio de cerca de 500 voluntários e já distribuiu milhares de quilos em comida e refeições, apoiou centenas de idosos e sem-abrigo. A acção da instituição é desenvolvida através de diversos programas, entre eles o “Sorriso Feliz”. A instituição estende o seu trabalho a vários países: Brasil, Argentina, Bolívia, EUA, Paraguai e Uruguai.

 

Data de introdução: 2009-06-03



















editorial

Voltar a casa

Sucede que a falta de motivação das IPSS para colocarem a sua rede de ERPI ao serviço do escoamento das situações de internamento hospitalar inapropriado, nas condições atualmente em vigor, se afigura amplamente justificada (...)

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

O risco de retrocesso nos apoios à vida independente
O Orçamento de Estado para 2026 foi justamente elogiado por se abster dos clássicos “cavaleiros orçamentais”, designação pela qual são conhecidas as...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Que espero do novo Presidente da República?
Está próxima a eleição do novo Alto Magistrado da Nação. Temos mais duas semanas para que os candidatos, de forma serena, com objetividade e no âmbito dos...