LEGIÃO DA BOA VONTADE, PORTO

Programa Sorriso Feliz conta agora com uma unidade móvel de saúde oral

A Legião da Boa Vontade (LBV) tem agora ao seu dispor uma unidade móvel de saúde oral para ajudar no programa “Sorriso Feliz” no Grande Porto. O programa existe desde 2001 e proporciona, principalmente junto das crianças mais desfavorecidas, informação, prevenção e encaminhamento para tratamento dentário. “Fazemos a distribuição de kit’s de higiene oral, rastreios, aplicação de flúor, informações sobre os alimentos e de como deve ser realizada uma correcta escovagem a mais de 2000 crianças portuguesas através deste programa, que implementa hábitos de saúde oral saudáveis sendo realizado gratuitamente junto de escolas, instituições, creches e lares, nas cidades do Porto, Coimbra e Lisboa”, explica Noys Rocha, assessora da LBV.

O veículo foi devidamente adaptado pela LBV, com o apoio de 50 mil euros da Fundação EDP e tem todas as condições de um gabinete dentário que permitirá a higienistas orais e dentistas disponibilizar reforço ao rastreio e prevenção oral ao universo de crianças atendidas gratuitamente pelo “Sorriso Feliz”.
“A parte lúdica é muito importante para que os mais petizes assimilem rápido e bem os hábitos saudáveis transmitidos no programa, por isso, filmes com desenhos animados, realização de desenhos e jogos que incentivam as crianças a aprenderem e a ensinarem, são de utilização constante”, refere Noys Rocha.

A inauguração teve lugar a 21 de Maio, na Praça da Batalha, no Porto e contou com a presença de muitos voluntários que colaboram com o programa, bem como colaboradores e amigos da instituição. A LBV aproveitou a cerimónia para apresentar a nova unidade móvel de saúde oral para Lisboa, em substituição do antigo “Autocarro da Saúde Oral”, veículo cedido pela Carris que durante quase 8 anos fez o rastreio oral a milhares de crianças e jovens na capital portuguesa.

A LBV…
O projecto nasceu no Brasil, país onde foi fundada a Legião da Boa Vontade em 1950. Em Portugal, a instituição iniciou o seu trabalho na cidade do Porto, em 1989. Com 20 anos de existência em terras lusitanas, a acção da LBV é desenvolvida em todo o país, com instalações nas cidades do Porto, Coimbra e Lisboa. Conta com o apoio de cerca de 500 voluntários e já distribuiu milhares de quilos em comida e refeições, apoiou centenas de idosos e sem-abrigo. A acção da instituição é desenvolvida através de diversos programas, entre eles o “Sorriso Feliz”. A instituição estende o seu trabalho a vários países: Brasil, Argentina, Bolívia, EUA, Paraguai e Uruguai.

 

Data de introdução: 2009-06-03



















editorial

VIVÊNCIAS DA SEXUALIDADE, AFETOS E RELAÇÕES DE INTIMIDADE (O caso das pessoas com deficiência apoiadas pelas IPSS)

Como todas as outras, a pessoa com deficiência deve poder aceder, querendo, a uma expressão e vivência da sexualidade que contribua para a sua saúde física e psicológica e para o seu sentido de realização pessoal. A CNIS...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Que as IPSS celebrem a sério o Natal
Já as avenidas e ruas das nossas cidades, vilas e aldeias se adornaram com lâmpadas de várias cores que desenham figuras alusivas à época natalícia, tornando as...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Adolf Ratzka, a poliomielite e a vida independente
Os mais novos não conhecerão, e por isso não temerão, a poliomelite, mas os da minha geração conhecem-na. Tivemos vizinhos, conhecidos e amigos que viveram toda a...