OPINIÃO

Manifestos e Manifestações

Que inspiração excepcional terá conferido às nossas elites económicas esta súbita percepção tão apurada de fenómenos de crise que não conseguiram identificar e acautelar, vários deles enquanto governantes, a ponto de só agora se terem dado conta do que há muitos anos vem acontecendo no país?
Ficámos a saber que, na base das mesmas teorias económicas e com ventos a soprar das direitas como das esquerdas, há soluções para todos os gostos!
Enquanto os académicos nos brindam com as suas doutas análises, a comunicação social vai apresentando cada dia mais casos concretos de muita gente, cada vez mais gente, que luta desesperadamente pelo acesso a direitos sociais que a Constituição prevê, mas os governantes não têm sido capazes de garantir!

Quem sabe se a “grata surpresa” de, em 24 horas se ter conseguido alcançar o que durante onze meses não foi possível: um consenso para nomear um Provedor da Justiça…poderá constituir um “sinal milagroso” da classe política junto do eleitorado, dando a entender que iguais consensos se poderão conseguir na economia, na justiça, na segurança social e até na educação?

Afinal, parece que “o povo ainda ordena” e com uma simples x num boletim de voto pode fazer acontecer o que nem as maiorias absolutas são capazes de fazer cumprir!
Para a classe política, talvez mais que os manifestos, assustem as manifestações de descontentamento que desembocam em votos lançados nas urnas eleitorais!

Viva o Povo!

Padre José Maia

 

Data de introdução: 2009-07-10



















editorial

O COMPROMISSO DE COOPERAÇÃO: SAÚDE

De acordo com o previsto no Compromisso de Cooperação para o Setor Social e Solidário, o Ministério da Saúde “garante que os profissionais de saúde dos agrupamentos de centros de saúde asseguram a...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Imigração e desenvolvimento
As migrações não são um fenómeno novo na história global, assim como na do nosso país, desde os seus primórdios. Nem sequer se trata de uma realidade...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Portugal está sem Estratégia para a Integração da Comunidade Cigana
No mês de junho Portugal foi visitado por uma delegação da Comissão Europeia contra o Racismo e a Intolerância do Conselho da Europa, que se debruçou, sobre a...