CRISE

Cinco milhões de jovens desempregados na UE no primeiro trimestre do ano

A taxa de desemprego entre os jovens na União Europeia registou um forte aumento no último ano, atingindo 18,3 por cento da populaçäo com idades entre os 15 e 24 anos no primeiro trimestre de 2009, revelam dados publicados pelo Eurostat. Os dados do gabinete oficial de estatísticas da União Europeia revelam que a taxa de desemprego entre os jovens foi, no primeiro trimestre do ano, de 18,3 por cento, bem superior à de 14,6 registada no primeiro trimestre de 2008, e muito acima da taxa de desemprego total, de 8,2 por cento.

Entre os primeiros três meses de 2008 e o primeiro trimestre de 2009 assistiu-se assim a um aumento de 3,7 por cento da taxa de desemprego entre os jovens, o que representa praticamente mais 1 milhão de desempregados no período de um ano.

Portugal acompanhou a tendência, com o número de jovens desempregados a aumentar de 82.000 no primeiro trimestre de 2008 para 96.000 no primeiro trimestre deste ano (de 15,9 por cento para 19,6 por cento), ou seja, uma subida de 3,7 pontos percentuais, em linha com a média europeia.

 

Data de introdução: 2009-07-23



















editorial

NO CINQUENTENÁRIO DO 25 DE ABRIL

(...) Saudar Abril é reconhecer que há caminho a percorrer e seguir em frente: Um primeiro contributo será o da valorização da política e de quanto o serviço público dignifica o exercício da política e o...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Liberdade e Democracia
Dentro de breves dias celebraremos os 50 anos do 25 de Abril. Muitas serão as opiniões sobre a importância desta efeméride. Uns considerarão que nenhum benefício...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Novo governo: boas e más notícias para a economia social
O Governo que acaba de tomar posse tem a sua investidura garantida pela promessa do PS de não apresentar nem viabilizar qualquer moção de rejeição do seu programa.