ESTUDO REVELA

Portugueses pessimistas sobre futuro das suas reformas

Mais de metade dos portugueses estão pessimistas quanto à sustentabilidade do sistema de segurança social e ao futuro das suas reformas, revela um estudo da Europamut que será hoje, sexta-feira, apresentado, no âmbito da oferta de seguros de saúde e de reforma.

O inquérito permitiu saber que 54 por cento dos portugueses se mostram "declaradamente pessimistas" sobre a sustentabilidade da segurança social e sobre o futuro das suas reformas, enquanto que 81 por cento dizem "não confiar" na sustentabilidade do sistema e manifestam-se apreensivos face ao futuro das suas reformas.

O estudo revelou que existe "um défice de protecção das famílias" nas áreas da saúde e da reforma e que o terceiro sector, através da participação das sociedades mutualistas que "podem oferecer planos de proteção da saúde, destinados a complementar os subsistemas existentes, bem como produtos complementares de reforma", afirmou à agência Lusa o administrador da Europamut, Vasco Mendes.

A Europamut, empresa que em Portugal representa as seguradoras mutualistas francesa MGEN (Saúde) e a belga Integrale (Reforma), encomendou no final de 2009 um estudo à Mibrand Intelligence Unit, tendo a amostra composta por 600 inquiridos incluído apenas pessoas com idades superiores a 25 anos, e que residissem em Portugal continental.

Os países do sul da Europa (Portugal, Espanha, Grécia e Itália) são, em comparação com a França, os que apresentam "um menor desenvolvimento" no domínio do mutualismo e das "respostas complementares e inovadoras" que podem ser oferecidas às pessoas e à sociedade no âmbito do terceiro sector.

Fonte: Jornal de Notícias

 

Data de introdução: 2010-03-12



















editorial

2025: A ESPERANÇA NÃO ENGANA?

O ano 2025 já segue o seu curso e a esperança não pode enganar… Agora é tempo das decisões. Decisões que já tardam porque a imprevisibilidade agrava a insustentabilidade…

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Imigração: O exemplo tem que vir de cima
Um velho provérbio diz-nos que quem está mal, muda-se. É o que fazem milhões de pessoas em todo o mundo, há séculos a esta parte. São muitos, mas não...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Um Ano Novo vem aí!
Nas duas últimas semanas, circularam mensagens de Boas Festas, muitas delas simplesmente impressas sem sequer terem a assinatura do remetente e algumas até sem palavras mais personalizadas.