A F3M celebra, no decorrer do mês de Julho, 23 anos de actividade. Com uma história de sucesso que já ultrapassa as duas décadas, a empresa continua a manter uma posição de destaque no sector em que actua, mantendo também uma tendência de crescimento. Líder de mercado no desenvolvimento de software para a economia social, a F3M é ainda uma das principais empregadoras do concelho e tem contribuído activamente, ao longo dos anos, para a consolidação da imagem de Braga como região de forte implementação tecnológica.
A tendência de crescimento da empresa está patente nos resultados do primeiro trimestre, segundo os quais registou um aumento de 6,5 por cento no volume de negócios. No mesmo período, as vendas no mercado externo também cresceram significativamente, passando de cerca de 6 por cento, em 2009, para mais de 11 por cento no trimestre deste ano. Este valor acompanha assim a estratégia global da empresa, que prevê que a percentagem de vendas no mercado externo supere os 15 por cento em 2010.
A F3M desenvolve software específico para mercados sectoriais, nomeadamente economia social, ópticas, têxtil e imobiliária, e é já uma das 150 Maiores Empresas de Tecnologias de Informação em Portugal e uma das 1.500 maiores empresas europeias do sector. Com escritórios em Braga e em Lisboa, actualmente, conta com 115 colaboradores. Angola, Moçambique, Alemanha, França e Espanha são alguns dos mercados onde a F3M marca presença. Com 5.000 clientes, disponibiliza 45 produtos diferentes, tendo lançado, em 2009, evoluções de todas as soluções. Ainda este ano, a empresa vai investir num novo software para a área social ao nível da saúde e uma nova solução Web based para o mercado das ópticas.
A tecnológica é uma das sete empresas portuguesas que integra o Guia Europeu sobre Responsabilidade Social das Empresas (RSE). Registe-se ainda que, pelo segundo ano consecutivo, a tecnológica integra a lista “The Top 500 ISV in Europe”, elaborada pela IT Europa. Independent Software Vendor (ISV) é um conceito que representa empresas especializadas em desenvolvimento e comercialização de software estandardizado ou para nichos de mercado. A lista de empresas inclui 36 países europeus e, em Portugal, apenas seis tecnológicas integram a lista ISV.
Na opinião de Pedro Fraga, CEO da F3M, “23 anos depois de, numa mesa de café da cidade de Braga, quatro jovens (quase) licenciados em Engenharia de Sistemas e Informática terem decidido criar uma empresa, olho para trás e faço um balanço claramente positivo. Quero deixar uma palavra muito especial não só para a excepcional equipa que actualmente corporiza o projecto F3M, mas também para os dois fundadores da empresa que já não fazem parte dos actuais accionistas bem como para todas as pessoas que, durante mais ou menos tempo, estiveram directamente ligadas à F3M, em termos profissionais. O nosso sucesso pertence também, a todos eles.”
Data de introdução: 2010-07-30