MADEIRA

Fundação EDP apoia com 50 mil euros criação de abrigo de emergência no Curral das Freiras

Um projecto para criação de um abrigo de emergência na freguesia do Curral das Freiras, concelho de Câmara de Lobos, será apoiado pela Fundação EDP com 50 mil euros. Este projecto, a surgir naquela localidade que na sequência do temporal de 20 de Fevereiro de 2010 esteve isolada durante cerca de 30 horas, foi apresentado no Funchal. O administrador delegado da Fundação EDP, Sérgio Figueiredo, explicou que com esta iniciativa se cumpre "uma promessa feita pelo presidente da EDP, na sequência no 20 Fevereiro". A Casa do Povo do Curral das Freiras foi a vencedora do Programa EDP Solidária Madeira, uma iniciativa de carácter excepcional accionada pela Fundação EDP na sequência da catástrofe que assolou a ilha.

O objectivo foi o de apoiar voluntariamente projectos de intervenção directa na recuperação e/ou assistência às vítimas, tendo sido apresentadas cinco candidaturas com um valor global solicitado de 200 mil euros, num programa que vai na oitava edição. Trata-se de "um projecto que é diferenciador porque tem umas características preventivas fortes, aposta na capacidade dos locais para reagirem e responderem ao nível de socorro, aprovisionamento de bens, numa localidade que sistematicamente, por força da natureza, fica em situação de isolamento temporário", explicou Sérgio Figueiredo.

O projecto visa criar uma casa de emergência naquela freguesia com capacidade para acolher e prestar auxilio a pessoas em situação de emergência e catástrofe, para armazenar e disponibilizar equipamentos e materiais específicos, formar 20 voluntários na prestação dos primeiros socorros, além do acompanhamento psicossocial das vitimas.
Passa por equipar e aumentar as instalações de uma casa que funciona como apoio do Centro Cívico e de Dia do Curral das Freiras, adequando as instalações à eventual necessidade de acolher e prestar auxílio à população em caso de emergência ou catástrofe.

No âmbito desta iniciativa da Fundação EDP foi atribuída também uma menção honrosa ao "Projeto 65 + - Cuidador de Idosos", apresentado pela Associação de Desenvolvimento da Costa Norte da Madeira, que visa criar uma rede de apoio social para apoiar 1202 idosos do concelho de São Vicente, que irá receber uma verba de 13.900 euros para a aquisição de equipamentos sociais para a população sénior local.

 

Data de introdução: 2011-02-09



















editorial

IDENTIDADE E AUTONOMIA DAS IPSS

As IPSS constituem corpos intermédios na organização social, integram a economia social e são autónomas e independentes do Estado por determinação constitucional.

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Eleições Europeias são muito importantes
Nas últimas eleições para o Parlamento Europeu foi escandaloso o nível de abstenção. O mesmo tem vindo a acontecer nos passados atos eleitorais europeus

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Habitação duradoura – a resposta que falta aos sem abrigo
As pessoas em situação de sem-abrigo na Europa, em 2023 serão cerca de 900 mil, segundo a estimativa da FEANTSA (Federação Europeia das Associações...