CONGRESSO CNIS, SANTARÉM, 20 E 21 DE MAIO

«Rumo solidário para Portugal»

O tema não deixa dúvidas: “Rumo Solidário para Portugal”. O sector da solidariedade vai estar em grande destaque no Congresso temático que a CNIS vai levar a efeito, nos dias 20 e 21 de Maio de 2011, em Santarém. O coordenador do evento, Presidente-adjunto da CNIS, Professor Eugénio Fonseca, explica que o objectivo é “transformar esta organização no Congresso do Sector Solidário em Portugal, promovido pela Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, a entidade mais representativa do sector, mas também com a participação activa das outras importantes organizações, como é o caso da União das Misericórdias e a das Mutualidades”.

O primeiro tema do Congresso pretende fazer a análise multidisciplinar dos difíceis tempos que se vivem, no mundo em geral e em Portugal de forma particular: “Sociedade em Crise, numa Sociedade Global”. O segundo painel será dedicado aos actores deste universo da solidariedade, representantes das instituições, para que se revele o trabalho desenvolvido em todo o país e a força desta economia social: “O Sector Solidário em Portugal”. No dia 21, de manhã, o tema escolhido vai permitir abordar as complexas formas de colaboração do sector solidário com os diferentes poderes: “Relações do Sector Solidário com o Estado”.

Para além da presença dos decisores políticos, a vários níveis, o Congresso vai consentir, num modelo a ser divulgado em breve, a apresentação de comunicações livres. As inscrições poderão ser feitas no site do Congresso, que será entretanto criado, e terão um valor simbólico: dez euros para associados da CNIS, 15 euros para não associados, dando direito à oferta de um livro que comemora os 30 anos de história da Confederação das Instituições, antiga União das Instituições Particulares de Solidariedade Social.

O Congresso “Rumo Solidário para Portugal” vai incorporar as tradicionais iniciativas Chama e Festa da Solidariedade. Na semana do Congresso será efectuada a transmissão simbólica do facho de Castelo Branco para Santarém, através das águas do rio Tejo. No dia 20 a chama chega a Santarém sendo recebido pelos congressistas junto à Igreja de N.S. da Graça. No dia seguinte fará um percurso participado até ao recinto das Festa da Solidariedade. A festa tem animação programada para a noite de sexta-feira e final agendado para o princípio da tarde sábado coincidindo com a cerimónia de encerramento do Congresso.

 

Data de introdução: 2011-03-04



















editorial

Voltar a casa

Sucede que a falta de motivação das IPSS para colocarem a sua rede de ERPI ao serviço do escoamento das situações de internamento hospitalar inapropriado, nas condições atualmente em vigor, se afigura amplamente justificada (...)

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

O risco de retrocesso nos apoios à vida independente
O Orçamento de Estado para 2026 foi justamente elogiado por se abster dos clássicos “cavaleiros orçamentais”, designação pela qual são conhecidas as...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Que espero do novo Presidente da República?
Está próxima a eleição do novo Alto Magistrado da Nação. Temos mais duas semanas para que os candidatos, de forma serena, com objetividade e no âmbito dos...