O Congresso "Rumo Solidário para Portugal" vai decorrer em Santarém, no CNEMA, nos dias 20 e 21 de Maio. Todos os palestrantes, moderadores e representantes de entidades oficiais aceitaram o convite endereçado pela direcção da CNIS. O Programa do Congresso e os programas da Festa e da Chama da Solidariedade também já estão definidos. Tudo se conjuga para que a Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade marque a agenda social num momento dramático e crucial para o país.
Para poder usufruir dos dois dias de Congresso deixamos aqui algumas informações úteis sobre Santarém.
O QUE VISITAR…
Apelidada de Capital do Gótico, dada a grande quantidade de monumentos históricos, Santarém proporciona uma viagem no tempo, seja através do património monumental, seja do religioso.
Dessa forma, um passeio pela cidade revela monumentos como o Castelo de Alcanede, as Muralhas e Portas de Santarém, a Fonte das Figueiras, o Convento de São Francisco, o Santuário Santíssimo Milagre, a Igreja do Seminário (Sé Catedral de Santarém), a Igreja de Santa Clara, a Igreja de Nossa Senhora da Graça, a Igreja de Nossa Senhora de Marvila, a Igreja da Misericórdia, a Igreja da Nossa Senhora da Piedade ou a Mosteiro de Santa Marai de Almoster.
Em termos museológicos, e porque a história de Santarém é bastante antiga, muito há por descobrir e aprender na cidade, pelo que uma passagem pela Casa Pedro Álvares Cabral (Casa do Brasil), pelo Centro de Interpretação Urbi Scalabis ou pelos núcleos museológicos do Tempo (Torre das Cabaças/Torre do Relógio) ou da Igreja de São João de Alporão será sempre uma mais-valia para o visitante. Já das Portas do Sol é possível observar a maravilhosa lezíria ribatejana, com o imponente rio Tejo a dominar a paisagem.
ONDE DORMIR…
A cidade de Santarém tem muitos locais onde se pode pernoitar, podendo escolher entre a hotelaria tradicional ou espaços de turismo rural, em que a lezíria ribatejana forma um cenário idílico.
Assim, em termos de hotelaria pode escolher, entre outros, o Santarém Hotel, o Hotel Alfageme, o Hotel do Prado, a Pensão Residencial Beirante, a Pensão Residencial Muralha ou ainda a Pensão Residencial Vitória. No que toca a turismo rural, os principais espaços escalabitanos são o Hotel Rural de Santarém, a Casa da Alcáçova, A Nossa Casa, a Casa Páteo das Oliveiras e a Quinta da Cabrita.
ONDE COMER…
Inserida numa região em que a agricultura tem grande peso, a cidade de Santarém proporciona experiências degustativas impressionantes. São muitas as especialidades praticadas pelos restaurantes da cidade, com muitas a repetirem-se nos diversos menus, constituindo mesmo um dos fortes atractivos para quem visita a capital do Ribatejo. Para além dos pratos, não esquecer, claro, a qualidade da produção vinícola da região, que é bastante apreciada por quem gosta de acompanhar um bom naco de carne ou um belo peixe com um bom copo de vinho, seja branco ou tinto.
Assim, deixamos aqui algumas sugestões…
O restaurante A Grelha, na Rua do Ateneu Comercial, é uma casa que aposta forte nos grelhados e tem como especialidades o bacalhau assado com magusto, o bacalhau e o polvo à Lagareiro e as espetadas de lulas com gambas, entre muitas outras.
O restaurante A Caravana, na rua Capelo Ivens, é outro dos locais onde o visitante pode provar iguarias de sonho, como sejam o bife à Caravana, o bacalhau e o polvo à Lagareiro, o bacalhau com Natas, as costeletas de novilho e toda uma variedade de grelhados de fazer crescer água na boca.
O restaurante O Tonho, na rua Comandante José Carvalho, é um espaço onde os comensais podem deliciar-se com toda a variedade de carne e peixe, com preparados muito especiais.
O restaurante A Taberna do Quinzena, na rua Pedro de Santarém, proporciona uma verdadeira experiência de sabores a todos os que o visitam. Como especialidades, esta casa aposta na feijoada de chocos, açorda com sável frito, massada de cherne, naco de toiro bravo avinhado, pernil de porco no forno, ensopado de borrego e queixadinha de porco no forno, entre muitas outras.
O restaurante/cervejaria A Taverna do Ramiro, nas Caneiras, a cerca de quatro quilómetros do centro de Santarém e à beira-rio, tem como pratos fortes tudo o que mete peixe de rio. Assim, a fataça na telha, as enguias fritas, o ensopado de enguias, a lampreia e o sável são as grandes apostas desta casa que tem no Tejo o seu grande cenário.
O restaurante O Toucinho, em Almeirim, é famoso pela sopa de pedra, mas este espaço oferece outras iguarias no seu menu, como o bacalhau assado na brasa e os mais diversos peixes fresco grelhados ou cozidos e ainda vários pratos de carne porco, vaca, frango e borrego grelhada na brasa.
Todas as informações sobre o congresso em:
www.rumosolidario.com
Data de introdução: 2011-05-07