RUMO SOLIDÁRIO PARA PORTUGAL

Congresso da CNIS encerra hoje, sábado, em Santarém

Encerra este sábado, dia 21, no CNEMA, em Santarém, o Congresso temático da CNIS – Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade. Durante dois dias, o objectivo primacial de se lançar luz sobre o Sector Social Solidário e o seu futuro.

«Rumo Solidário para Portugal» é o tema do congresso, aberto a todos os que se preocupam com a solidariedade e que vêem o Sector Social Solidário como uma solução para muitos dos problemas da sociedade portuguesa.

Depois da recepção aos participantes e das intervenções do presidente da Mesa do Congresso, Mário Dias, do presidente da Câmara Municipal de Santarém, Moita Flores, e do Bispo de Santarém, D. Manuel Pelino Domingues, os trabalhos do Congresso arrancaram ontem, às 15h00, com a alocução de Guilherme d’Oliveira Martins (presidente do Tribunal de Contas), subordinada ao tema «Sociedade em crise numa crise global», um tema de grande actualidade, aliás como os demais que ocuparão os demais painéis.

Após um breve intervalo, às 17h00, teve início o segundo painel intitulado «O Sector Solidário em Portugal», tendo sido palestrantes os líderes das três principais organizações das instituições de solidariedade. Assim, tiveram a palavra neste painel o padre Lino Maia (presidente da CNIS), Manuel Lemos (presidente da União Misericórdias Portuguesas) e Alberto Ramalheira (presidente da União Mutualidades Portuguesas).
No final, as intervenções de participantes inscritos, seguindo-se um debate.

CHAMA DA SOLIDARIEDADE PARTE DE ABRANTES

Entretanto, iniciou-se quinta-feira, dia 19, o percurso da Chama da Solidariedade, em Vila Velha de Ródão, distrito de Castelo Branco, tendo seguido pelo Tejo até Mouriscas, distrito de Santarém, onde se iniciou a marcha que a levará até à cidade de Santarém. 

Na sexta de manhã, a Chama saiu de Abrantes, tendo chegado às 21h30 ao recinto da Festa da Solidariedade, na Praça de Touros Celestino Graça, em Santarém.

Recorde-se que a par do Congresso «Rumo Solidário para Portugal», a CNIS promove a tradicional Festa da Solidariedade, sempre abrilhantada pela chegada da Chama da Solidariedade, dois eventos que celebram o espírito solidário praticado em milhares de IPSS espalhadas por todo o território nacional.

Para mais informações:
www.rumosolidario.pt

www.cnis.pt

Para esclarecimentos adicionais contactar:
Pedro Oliveira – 919 652 642


 

 

 

Data de introdução: 2011-05-20



















editorial

VIVÊNCIAS DA SEXUALIDADE, AFETOS E RELAÇÕES DE INTIMIDADE (O caso das pessoas com deficiência apoiadas pelas IPSS)

Como todas as outras, a pessoa com deficiência deve poder aceder, querendo, a uma expressão e vivência da sexualidade que contribua para a sua saúde física e psicológica e para o seu sentido de realização pessoal. A CNIS...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Que as IPSS celebrem a sério o Natal
Já as avenidas e ruas das nossas cidades, vilas e aldeias se adornaram com lâmpadas de várias cores que desenham figuras alusivas à época natalícia, tornando as...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Adolf Ratzka, a poliomielite e a vida independente
Os mais novos não conhecerão, e por isso não temerão, a poliomelite, mas os da minha geração conhecem-na. Tivemos vizinhos, conhecidos e amigos que viveram toda a...