ÓBIDOS

Jovens organizam estendal com oito quilómetros de roupa para doar a instituições

Um estendal que poderá atingir oito quilómetros e percorrer todas as ruas de Gaeiras, no concelho de Óbidos, é organizado no sábado por um grupo de jovens, que estima com a iniciativa doar dez mil peças de roupa. A acção de solidariedade intitulada "Um Cordão (com)vida", está a ser promovida pelo grupo JVG - Jovens Voluntários de Gaeiras que já angariou roupas "para um cordão com uma extensão de pelo menos três quilómetros", disse Ricardo Duque.

O objectivo é "conseguir estender o cordão por todas as ruas da vila", numa extensão de cerca de oito quilómetros, onde a população poderá pendurar a roupa que pretenda doar. As roupas angariadas através desta acção serão oferecidas às instituições Abraço, Casa do Gil e a famílias carenciadas do concelho.

A entrega de donativos já está a decorrer na Junta de Freguesia das Gaeiras onde "já foram recebidas milhares de peças de roupa e calçado para todas as idades", adianta Ricardo Duque que espera alcançar "cerca de dez mil peças de vestuário".

A acção assinala o primeiro aniversário do grupo que integra cerca de 30 jovens entre os 14 e os 30 anos, que no último ano têm desenvolvido várias iniciativas de angariação de fundos para a promoção de eventos para os idosos e jovens da vila.

O Cordão (com)vida conta com o apoio da Junta de Freguesia das Gaeiras e da Câmara de Óbidos e será marcado, ao longo de todo o dia de sábado, com um programa de animação que inclui um colóquio com a participação de representantes da Abraço e Casa do Gil.

Também com o apoio da Câmara de Óbidos os Jovens Voluntários das Gaeiras vão desenvolver uma campanha de "solidariedade itinerante", com o objectivo de "fazer chegar a todas as freguesias do concelho vestuário para quem mais precisa" e pretendem criar um "espaço solidário" onde a população mais desfavorecida e as instituições vocacionadas para este público-alvo se poderão dirigir para levantar peças de vestuário e calçado.

 

Data de introdução: 2011-08-26



















editorial

O COMPROMISSO DE COOPERAÇÃO: SAÚDE

De acordo com o previsto no Compromisso de Cooperação para o Setor Social e Solidário, o Ministério da Saúde “garante que os profissionais de saúde dos agrupamentos de centros de saúde asseguram a...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Imigração e desenvolvimento
As migrações não são um fenómeno novo na história global, assim como na do nosso país, desde os seus primórdios. Nem sequer se trata de uma realidade...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Portugal está sem Estratégia para a Integração da Comunidade Cigana
No mês de junho Portugal foi visitado por uma delegação da Comissão Europeia contra o Racismo e a Intolerância do Conselho da Europa, que se debruçou, sobre a...