ÓBIDOS

Jovens organizam estendal com oito quilómetros de roupa para doar a instituições

Um estendal que poderá atingir oito quilómetros e percorrer todas as ruas de Gaeiras, no concelho de Óbidos, é organizado no sábado por um grupo de jovens, que estima com a iniciativa doar dez mil peças de roupa. A acção de solidariedade intitulada "Um Cordão (com)vida", está a ser promovida pelo grupo JVG - Jovens Voluntários de Gaeiras que já angariou roupas "para um cordão com uma extensão de pelo menos três quilómetros", disse Ricardo Duque.

O objectivo é "conseguir estender o cordão por todas as ruas da vila", numa extensão de cerca de oito quilómetros, onde a população poderá pendurar a roupa que pretenda doar. As roupas angariadas através desta acção serão oferecidas às instituições Abraço, Casa do Gil e a famílias carenciadas do concelho.

A entrega de donativos já está a decorrer na Junta de Freguesia das Gaeiras onde "já foram recebidas milhares de peças de roupa e calçado para todas as idades", adianta Ricardo Duque que espera alcançar "cerca de dez mil peças de vestuário".

A acção assinala o primeiro aniversário do grupo que integra cerca de 30 jovens entre os 14 e os 30 anos, que no último ano têm desenvolvido várias iniciativas de angariação de fundos para a promoção de eventos para os idosos e jovens da vila.

O Cordão (com)vida conta com o apoio da Junta de Freguesia das Gaeiras e da Câmara de Óbidos e será marcado, ao longo de todo o dia de sábado, com um programa de animação que inclui um colóquio com a participação de representantes da Abraço e Casa do Gil.

Também com o apoio da Câmara de Óbidos os Jovens Voluntários das Gaeiras vão desenvolver uma campanha de "solidariedade itinerante", com o objectivo de "fazer chegar a todas as freguesias do concelho vestuário para quem mais precisa" e pretendem criar um "espaço solidário" onde a população mais desfavorecida e as instituições vocacionadas para este público-alvo se poderão dirigir para levantar peças de vestuário e calçado.

 

Data de introdução: 2011-08-26



















editorial

TRABALHO DIGNO E SALÁRIO JUSTO

O trabalho humano é o centro da questão social. Este assunto é inesgotável… (por Jorge Teixeira da Cunha)  

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

IPSS OU EMPRESAS SOCIAIS: uma reflexão que urge fazer
No atual cenário europeu, o conceito de empresa social tem vindo a ganhar relevância, impulsionado por uma crescente preocupação com a sustentabilidade e o impacto social.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

A inatingível igualdade de género
A Presidente da Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE) foi à Assembleia da República no dia 3 de outubro com uma má novidade. A Lusa noticiou[1] que...