10 MILHÕES DE ESTRELAS 2011

Cáritas quer iluminar o natal e ajudar famílias vítimas da crise

Em tempo de crise e com um exponencial aumento da procura de ajuda por parte de muitas famílias, a Cáritas Portuguesa lança a nona edição da operação 10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz 2011, o projecto de angariação de fundos que visa apoiar os cidadãos mais desfavorecidos, através da venda de velas pelo preço simbólico de 1€. Este projecto especial de Natal foi apresentado em Lisboa, num evento que deu a conhecer as linhas gerais da campanha, bem como algumas novidades que prometem impulsionar as vendas durante este período festivo.

À semelhança de anos anteriores, o valor final recolhido nesta campanha, promovida pela Cáritas Portuguesa e pelas diversas Dioceses do país, será aplicado em duas causas distintas: 65 por cento reverterá a favor das famílias e pessoas em situação de carência socioeconómica que serão ajudadas através das paróquias; e 35 por cento reverterão para a causa internacional da Somália, que tem como principais objectivos a ajuda alimentar à população afectada pela seca e o auxílio às vítimas dos conflitos no país.

Num apelo aos portugueses, Eugénio Fonseca, Presidente da Cáritas Portuguesa, reforça que “É preocupante o número de pedidos de ajuda que temos vindo a receber, cerca de 1400 famílias por mês, ou seja, uma média de 17 novas famílias por dia! Esta situação preocupa-nos muito e é, por isso, imperativo que a Cáritas continue a ter o seu papel activo no combate à pobreza, nomeadamente através da Operação 10 Milhões de Estrelas - Um Gesto Pela Paz 2011, um projecto que se desenrola num momento simbólico de maior sensibilidade e entreajuda. É urgente ajudarmos os portugueses e combater esta situação de alarme que tem vindo a avolumar-se desde o início do ano”.

Para dar resposta a este leque de necessidades, uma das grandes novidades desta edição são os novos locais de venda das velas. Com o objectivo de alcançar novas metas e obter uma maior adesão à campanha, a Cáritas Portuguesa associou-se, este ano, às lojas Pingo Doce de todo o país. Desta forma, para além das Cáritas Diocesanas, paróquias que aderirem e outro locais, este ano, a Cáritas aposta também numa aproximação aos cidadãos com a venda das velas num dos espaços comerciais de referência dos portugueses, com vista a conseguir alcançar a meta das 300 mil velas vendidas.

Outra das inovações desta nona edição prende-se com a aposta da Cáritas nas novas tecnologias. «Ilumine a vida de quem mais precisa» é o mote escolhido para dar a conhecer as duas novas aplicações para IPhone e IPad: uma vela digital (por 1,60€) que iluminará dia e noite estes dispositivos. Assim, a partir do computador e sem sair de casa, os cidadãos poderão juntar-se a esta causa, acedendo à Apple Store e subscrevendo esta original aplicação digital. Ao longo da campanha, a página oficial da Cáritas Portuguesa no Facebook será também actualizada diariamente com as novidades sobre este projecto.

Para Bernardino Silva, coordenador nacional da Operação 10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz 2011, “O projecto tem sido um enorme sucesso ao longo dos últimos oito anos, sucesso a que queremos dar continuidade, independentemente das contrariedades e dificuldades acrescidas que se têm vindo a registar. Não vamos ficar indiferentes, desistir ou baixar os braços. Queremos continuar a trabalhar com espírito positivo para proporcionar melhores condições de vida a que mais precisa e a todos aqueles que têm solicitado a nossa ajuda. Proporcionar uma noite brilhante com 10 milhões de estrelas a iluminar-nos é um propósito pelo qual iremos sempre batalhar”.

Tal como aconteceu em anos anteriores, a campanha reúne, uma vez mais, o apoio de algumas figuras públicas que não quiseram deixar de se associar a esta iniciativa. Nuno Gomes, Fátima Campos Ferreira e Jorge Gabriel são alguns dos rostos que colaboram na divulgação e sensibilização dos cidadãos para a importância deste projecto.

Nota de destaque final para a Cerimónia de Distribuição da «Luz da Paz», que se realiza no próximo dia 11 de Dezembro, pelas 11h00, no Santuário de Fátima. Este é o momento de sensibilização dos cidadãos para as questões da Paz, Justiça e Solidariedade, no qual se faz um último apelo a todos os cidadãos para que adquiram e acendam uma vela da Cáritas pela Paz no Mundo, na noite de Natal.

Recorde-se que, além da campanha de angariação de fundos, a operação “10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz 201” materializa-se através de manifestações de vária índole, designadamente de natureza espiritual, cultural, artística e desportiva, culminando numa concentração em locais emblemáticos de cada localidade, durante a qual a população acende as suas velas num gesto simbólico de apelo à Paz.
Por último, na Note de Natal (24 de Dezembro), as velas voltam a acender-se e a iluminar as janelas das casas, aquecendo os lares das famílias portuguesas que aderiram aos valores propostos por esta iniciativa.

 

Data de introdução: 2011-12-11



















editorial

SUSTENTABILIDADE

Quando o XXIV Governo Constitucional dá os primeiros passos, o Sector Social Solidário, que coopera com o Estado, deve retomar alguns dossiers. Um deles e que, certamente, se destaca, é o das condições de sustentabilidade que constituem o...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Agenda 2030 e as IPSS
Em Portugal é incomensurável a ação que as cerca de 5 mil Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) existentes, têm vindo a realizar.  As...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

A gratuitidade das creches entre o reforço do setor social e a privatização liberal
 A gratuitidade das creches do sistema de cooperação e das amas do Instituto de Segurança Social, assumida pela Lei Nº 2/2022, de 3 de janeiro, abriu um capítulo novo...