10 MILHÕES DE ESTRELAS 2011

Cáritas quer iluminar o natal e ajudar famílias vítimas da crise

Em tempo de crise e com um exponencial aumento da procura de ajuda por parte de muitas famílias, a Cáritas Portuguesa lança a nona edição da operação 10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz 2011, o projecto de angariação de fundos que visa apoiar os cidadãos mais desfavorecidos, através da venda de velas pelo preço simbólico de 1€. Este projecto especial de Natal foi apresentado em Lisboa, num evento que deu a conhecer as linhas gerais da campanha, bem como algumas novidades que prometem impulsionar as vendas durante este período festivo.

À semelhança de anos anteriores, o valor final recolhido nesta campanha, promovida pela Cáritas Portuguesa e pelas diversas Dioceses do país, será aplicado em duas causas distintas: 65 por cento reverterá a favor das famílias e pessoas em situação de carência socioeconómica que serão ajudadas através das paróquias; e 35 por cento reverterão para a causa internacional da Somália, que tem como principais objectivos a ajuda alimentar à população afectada pela seca e o auxílio às vítimas dos conflitos no país.

Num apelo aos portugueses, Eugénio Fonseca, Presidente da Cáritas Portuguesa, reforça que “É preocupante o número de pedidos de ajuda que temos vindo a receber, cerca de 1400 famílias por mês, ou seja, uma média de 17 novas famílias por dia! Esta situação preocupa-nos muito e é, por isso, imperativo que a Cáritas continue a ter o seu papel activo no combate à pobreza, nomeadamente através da Operação 10 Milhões de Estrelas - Um Gesto Pela Paz 2011, um projecto que se desenrola num momento simbólico de maior sensibilidade e entreajuda. É urgente ajudarmos os portugueses e combater esta situação de alarme que tem vindo a avolumar-se desde o início do ano”.

Para dar resposta a este leque de necessidades, uma das grandes novidades desta edição são os novos locais de venda das velas. Com o objectivo de alcançar novas metas e obter uma maior adesão à campanha, a Cáritas Portuguesa associou-se, este ano, às lojas Pingo Doce de todo o país. Desta forma, para além das Cáritas Diocesanas, paróquias que aderirem e outro locais, este ano, a Cáritas aposta também numa aproximação aos cidadãos com a venda das velas num dos espaços comerciais de referência dos portugueses, com vista a conseguir alcançar a meta das 300 mil velas vendidas.

Outra das inovações desta nona edição prende-se com a aposta da Cáritas nas novas tecnologias. «Ilumine a vida de quem mais precisa» é o mote escolhido para dar a conhecer as duas novas aplicações para IPhone e IPad: uma vela digital (por 1,60€) que iluminará dia e noite estes dispositivos. Assim, a partir do computador e sem sair de casa, os cidadãos poderão juntar-se a esta causa, acedendo à Apple Store e subscrevendo esta original aplicação digital. Ao longo da campanha, a página oficial da Cáritas Portuguesa no Facebook será também actualizada diariamente com as novidades sobre este projecto.

Para Bernardino Silva, coordenador nacional da Operação 10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz 2011, “O projecto tem sido um enorme sucesso ao longo dos últimos oito anos, sucesso a que queremos dar continuidade, independentemente das contrariedades e dificuldades acrescidas que se têm vindo a registar. Não vamos ficar indiferentes, desistir ou baixar os braços. Queremos continuar a trabalhar com espírito positivo para proporcionar melhores condições de vida a que mais precisa e a todos aqueles que têm solicitado a nossa ajuda. Proporcionar uma noite brilhante com 10 milhões de estrelas a iluminar-nos é um propósito pelo qual iremos sempre batalhar”.

Tal como aconteceu em anos anteriores, a campanha reúne, uma vez mais, o apoio de algumas figuras públicas que não quiseram deixar de se associar a esta iniciativa. Nuno Gomes, Fátima Campos Ferreira e Jorge Gabriel são alguns dos rostos que colaboram na divulgação e sensibilização dos cidadãos para a importância deste projecto.

Nota de destaque final para a Cerimónia de Distribuição da «Luz da Paz», que se realiza no próximo dia 11 de Dezembro, pelas 11h00, no Santuário de Fátima. Este é o momento de sensibilização dos cidadãos para as questões da Paz, Justiça e Solidariedade, no qual se faz um último apelo a todos os cidadãos para que adquiram e acendam uma vela da Cáritas pela Paz no Mundo, na noite de Natal.

Recorde-se que, além da campanha de angariação de fundos, a operação “10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz 201” materializa-se através de manifestações de vária índole, designadamente de natureza espiritual, cultural, artística e desportiva, culminando numa concentração em locais emblemáticos de cada localidade, durante a qual a população acende as suas velas num gesto simbólico de apelo à Paz.
Por último, na Note de Natal (24 de Dezembro), as velas voltam a acender-se e a iluminar as janelas das casas, aquecendo os lares das famílias portuguesas que aderiram aos valores propostos por esta iniciativa.

 

Data de introdução: 2011-12-11



















editorial

Financiamento ao Sector Social

Saúda-se a criação desta Linha de Financiamento quando, ao abrigo do PARES ou do PRR, estão projetadas ou em curso importantes obras no âmbito da transição ambiental e da construção ou requalificação de...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Agenda do Trabalho Digno – um desafio às IPSS
Durante muitos anos, dirigi, com outras pessoas, uma IPSS. Em um pouco mais de metade das suas valências os utentes não pagavam. Nessas, os acordos de cooperação celebrados com o...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Maio, mês do recomeço e do trabalho
Desde tempos imemoriais que em certas regiões europeias se celebra maio como o mês do recomeço, do lançamento de um novo ciclo temporal, a meio caminho entre a Primavera e o...