SOLIDARIEDADE

Joaquina Madeira preside a estrutura de coordenação do Ano Europeu do Envelhecimento Activo

A anterior presidente do conselho directivo da Casa Pia, Joaquina Madeira, será a responsável pela estrutura de coordenação do Ano Europeu do Envelhecimento Activo e do Diálogo entre Gerações, que se assinala em 2012. O anúncio foi feito pelo ministro da Solidariedade e da Segurança Social, Pedro Mota Soares, na inauguração do novo edifício da Creche Popular do Monte da Caparica. O Parlamento Europeu e a Comissão Europeia declararam 2012 como o Ano Europeu do Envelhecimento Activo e da Solidariedade entre as Gerações, uma iniciativa que visa reflectir sobre os efeitos do envelhecimento demográfico e sensibilizar os decisores políticos e a sociedade em geral para as oportunidades e desafios que um maior longevidade podem trazer. Segundo o ministro, a estrutura de coordenação não terá acréscimo de custos, rentabilizando assim os recursos existentes.

Embora seja gerida pelo Instituto de Segurança Social, a estrutura vai estar em contacto com vários parceiros sociais da área assim como outras entidades que possam contribuir com a sua experiência na área do envelhecimento activo.

Com uma longa carreira na área social, Joaquina Madeira foi comissária da Luta contra a Pobreza, directora-geral da Acção Social e vogal do conselho directivo do Instituto de Segurança Social.

A última missão de Joaquina Madeira foi à frente da Casa Pia, durante quatro anos, instituição que deixou em 2010 depois de desenvolver um novo modelo institucional.

 

Data de introdução: 2011-12-29



















editorial

Voltar a casa

Sucede que a falta de motivação das IPSS para colocarem a sua rede de ERPI ao serviço do escoamento das situações de internamento hospitalar inapropriado, nas condições atualmente em vigor, se afigura amplamente justificada (...)

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

O risco de retrocesso nos apoios à vida independente
O Orçamento de Estado para 2026 foi justamente elogiado por se abster dos clássicos “cavaleiros orçamentais”, designação pela qual são conhecidas as...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Que espero do novo Presidente da República?
Está próxima a eleição do novo Alto Magistrado da Nação. Temos mais duas semanas para que os candidatos, de forma serena, com objetividade e no âmbito dos...