FAS2

CNIS tem feito um excelente trabalho

Durante o mês de Maio, multiplicaram-se pelo país inteiro, as reuniões de avaliação das comissões distritais de acompanhamento e disseminação de boas práticas do Projecto FAS2. Está a ser promovida uma análise profunda ao Sistema de Gestão das Instituições, levando-as a reflectir sobre o trabalho realizado nas várias respostas sociais e nos serviços de apoio, criando uma nova dinâmica mais abrangente que uniformizou os processos e os procedimentos.

Os encontros realizaram-se no dia 28 de Maio, na Guarda e Castelo Branco; no dia 24 de Maio, em Santarém e Setúbal; no dia 25 de Maio, em Olhão e Terena; no dia 17 de Maio, em Coimbra e Leiria; no dia 11 de Maio, em Aveiro e Viseu; no dia 10 de Maio, no Centro Social das Antas no Porto; no dia 4 de Maio, em Vila Real e em Bragança; no dia 3 de Maio, nas instalações da APPACDM de Viana do Castelo; no dia 3 de Maio, em Braga.

É conclusão generalizada que a CNIS, através do projecto FAS, está a fazer um excelente trabalho. As IPSS perceberam que o importante é a implementação de um sistema de gestão de qualidade eficaz, que poderá conduzir à certificação das suas respostas sociais, sempre numa perspectiva de melhoria das competências dos colaboradores e do desempenho das instituições, que se revela fundamental para a satisfação das necessidades e expectativas dos seus utentes, pais e familiares. Tem sido desenvolvida uma nova perspectiva da relação dos Dirigentes e técnicos com a Segurança Social/Estado.

Por todos tem sido reconhecida a mais-valia do Projecto FAS2 e a repercussão que já se sente nas instituições. Destacam-se alguns dos pontos do valor acrescentado obtido com o projecto: acesso a oportunidades de formação certificada; aproximação das respostas sociais e dos serviços; assumir em consciência, no dia-a-dia, o trabalho que é realizado; Auscultação dos colaboradores; consolidação de trabalho em equipa; criação de registos; definição de funções e responsabilidades; definição de processos e procedimentos; melhoria do sistema de comunicação interna e externa; partilha de experiências, quer a nível interno, quer a nível externo.

Com a formação para auditores internos, foi possível perceber qual a utilidade e abrangência na aplicação da ISO 9001. A implementação da ISO 9001 e/ou da certificação, permite às IPSS evidenciar o cumprimento dos requisitos estabelecidos, assumir um posicionamento de diferenciação pela qualidade dos serviços prestados e ficar com uma ferramenta poderosa para uma melhor organização interna. Este é um processo que exige, de forma inequívoca, mudança de mentalidades, envolvimento das direcções e uma estratégia de gestão mais eficiente, eficaz e contínua.

 

Data de introdução: 2012-06-04



















editorial

O COMPROMISSO DE COOPERAÇÃO: SAÚDE

De acordo com o previsto no Compromisso de Cooperação para o Setor Social e Solidário, o Ministério da Saúde “garante que os profissionais de saúde dos agrupamentos de centros de saúde asseguram a...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Imigração e desenvolvimento
As migrações não são um fenómeno novo na história global, assim como na do nosso país, desde os seus primórdios. Nem sequer se trata de uma realidade...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Portugal está sem Estratégia para a Integração da Comunidade Cigana
No mês de junho Portugal foi visitado por uma delegação da Comissão Europeia contra o Racismo e a Intolerância do Conselho da Europa, que se debruçou, sobre a...