CLDS

Governo anuncia 80 contratos locais de desenvolvimento social

O ministro da Solidariedade e da Segurança Social anunciou um investimento de 20 milhões de euros em 80 contratos locais com autarquias e instituições de solidariedade para "combate à pobreza infantil e promoçäo à empregabilidade e inclusão social". No encerramento da interpelação ao Governo, da iniciativa do PS, sobre "políticas de emprego e combate à exclusão social", Mota Soares anunciou
"80 contratos locais de desenvolvimento social", a celebrar entre a Segurança Social, autarquias e instituições sociais com "o objectivo redefinido de combate à pobreza infantil e promoção à empregabilidade e inclusão social".

"Serão 20 milhões de euros alocados para o combate ao desemprego e à pobreza infantil mas também para territórios mais envelhecidos ou fortemente atingidos por calamidades e que passarão a beneficiar desta resposta de parceria e proximidade", disse o ministro. Mota Soares referiu-se também à "carta comum de balanço e compromisso", um documento "consensualizado em reunião permanente do sector social".

Segundo o ministro, no documento reconhece-se "a mais-valia da proximidade de quem está, diariamente, no terreno, dando real sentido ao princípio de subsidiariedade".

"Ao confiar nas instituições garantimos sobretudo que estamos também a preservar um património único no mundo: o modelo social europeu a protecção que este presta aos cidadãos", sustentou.

 

Data de introdução: 2013-06-07



















editorial

Voltar a casa

Sucede que a falta de motivação das IPSS para colocarem a sua rede de ERPI ao serviço do escoamento das situações de internamento hospitalar inapropriado, nas condições atualmente em vigor, se afigura amplamente justificada (...)

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

O risco de retrocesso nos apoios à vida independente
O Orçamento de Estado para 2026 foi justamente elogiado por se abster dos clássicos “cavaleiros orçamentais”, designação pela qual são conhecidas as...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Que espero do novo Presidente da República?
Está próxima a eleição do novo Alto Magistrado da Nação. Temos mais duas semanas para que os candidatos, de forma serena, com objetividade e no âmbito dos...