GONDOMAR

46 mil euros para tratamento de alcoólicos e apoio às famílias

A Câmara de Gondomar apresentou um projecto de tratamento de alcoólicos e apoio às suas famílias, num financiamento estatal de cerca de 46 mil euros.

O Centro de Apoio e Recuperação do Alcoolismo (CARA) começou a ser criado em Junho e vai funcionar até meados de 2006, com dois psicólogos, um assistente social e um administrativo.
O presidente da edilidade, Valentim Loureiro, salientou que o alcoolismo não se encontra só nas tabernas e nas aldeias, sendo actualmente um problema que até pode afectar pessoas da alta sociedade.

Segundo a autarquia, "o problema do alcoolismo assume cada vez mais proporções alarmantes, originando consequências e sequelas graves de grande fragilidade social", designadamente de saúde, emprego, gestão de recursos na família, relações familiares, violência e delinquência.

O projecto, liderado pela Divisão de Habitação da Câmara de Gondomar, destina-se a toda a população dos conjuntos habitacionais do concelho e vai envolver protocolos com diversas instituições que farão o encaminhamento dos alcoólicos e suas famílias.

Os protocolos serão celebrados com dois centros de saúde, centros regionais de Segurança Social e Alcoologia do Norte, Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Gondomar e Instituto de Emprego e Formação Profissional.

 

Data de introdução: 2004-11-19



















editorial

Voltar a casa

Sucede que a falta de motivação das IPSS para colocarem a sua rede de ERPI ao serviço do escoamento das situações de internamento hospitalar inapropriado, nas condições atualmente em vigor, se afigura amplamente justificada (...)

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

O risco de retrocesso nos apoios à vida independente
O Orçamento de Estado para 2026 foi justamente elogiado por se abster dos clássicos “cavaleiros orçamentais”, designação pela qual são conhecidas as...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Que espero do novo Presidente da República?
Está próxima a eleição do novo Alto Magistrado da Nação. Temos mais duas semanas para que os candidatos, de forma serena, com objetividade e no âmbito dos...