AUTARQUIA APROVA DOTAÇÕES FINANCEIRAS

Famalicão apoia instituições sociais e alunos carenciados

No âmbito da sua política de desenvolvimento social, a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão aprovou, na sua última reunião, a atribuição de uma verba global de 19 mil euros a duas instituições de solidariedade social do concelho.

A Fábrica da Igreja da Paróquia de Lousado foi beneficiada com um apoio de cinco mil euros, para comparticipação nas obras de restauro da Capela do Sagrado Coração de Maria, existente no lugar de Montezelo.

As obras de preservação do monumento incluíram a renovação do telhado, limpeza e pintura exterior, assim como a colocação de passeios à volta da capela e restauro do interior. Para a concretização destas obras, a Fábrica da Igreja da Paróquia de Lousado contou ainda com a generosidade dos paroquianos.

A Associação “Bem-Me-Quer”, de Delães, foi outra das instituições contempladas, através da atribuição de um subsídio no valor de 14 mil euros, destinado à execução do projecto para a construção do novo centro infantil da freguesia.

A “Bem-Me-Quer” é uma instituição de solidariedade social com sede em Delães e tem como objectivos a criação, promoção e administração de serviços sociais à comunidade. Neste momento, a associação pretende construir as valências de Actividades de Tempos Livres e Jardim-de-infância, consideradas fundamentais para a comunidade, uma vez que vêm colmatar uma importante lacuna de nível social e assistencial na freguesia.

TRANSPORTES ESCOLARES

Durante a última reunião camarária, o executivo aprovou ainda o pagamento de transporte escolar a alunos carenciados com a atribuição de uma verba no valor de 499,50 € e garantiu o transporte especial a alunos portadores de deficiência através de uma verba de 50.716, 60 €.

Recorde-se que a Câmara Municipal subsidia a totalidade dos gastos de transporte de todos os alunos do ensino básico e em 50% do valor do passe os gastos dos alunos do Ensino Secundário. No entanto, no que se refere a alunos economicamente carenciados, a Câmara assegura o valor total do transporte escolar.

 

Data de introdução: 2004-11-20



















editorial

VIVÊNCIAS DA SEXUALIDADE, AFETOS E RELAÇÕES DE INTIMIDADE (O caso das pessoas com deficiência apoiadas pelas IPSS)

Como todas as outras, a pessoa com deficiência deve poder aceder, querendo, a uma expressão e vivência da sexualidade que contribua para a sua saúde física e psicológica e para o seu sentido de realização pessoal. A CNIS...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Que as IPSS celebrem a sério o Natal
Já as avenidas e ruas das nossas cidades, vilas e aldeias se adornaram com lâmpadas de várias cores que desenham figuras alusivas à época natalícia, tornando as...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Adolf Ratzka, a poliomielite e a vida independente
Os mais novos não conhecerão, e por isso não temerão, a poliomelite, mas os da minha geração conhecem-na. Tivemos vizinhos, conhecidos e amigos que viveram toda a...