RENDAS

Substituição de subsídio de renda por casas em bairros sociais é um erro grave

O padre José Maia, da Fundação Filos, de apoio a populações marginalizadas, afirmou que a eventual substituição do Subsídio Especial de Renda (SER) por casas em bairros sociais "pode pôr em causa o princípio da coesão social". O padre José Maia comentava notícias veiculadas nos últimos dias pela comunicação social dando conta da intenção do Governo de, dentro de algumas regras, substituir o SER por uma habitação social de tipologia igual, uma medida que pode abranger cerca de 102 mil famílias desfavorecidas.

"Com um pouco de jeito, o Estado dá à família uma das muitas casas que tem abandonadas pelo país e obriga as famílias a pagar a sua recuperação", afirmou o padre José Maia, recordando que "foi isso que aconteceu no Porto, cuja câmara é da mesma cor política do Governo".

"Pode ser um subterfúgio para o Estado libertar-se das suas responsabilidades", afirmou. Este membro da Congregação dos Missionários Paroquianos sublinhou que, apesar de se tratar de famílias desfavorecidas, "elas têm o direito de escolher onde pretendem viver".

"Em tese, o que a proposta do Governo parece defender é a retirada das famílias desfavorecidas do circuito da cidade, cedendo-a a interesses, e a sua colocação em bairros", afirmou. A Fundação Filos desenvolve acções de trabalho social junto de desempregados e toxicodependentes, promovendo ainda campanhas de prevenção contra a toxicodependência, nomeadamente através de um programa de rádio.

 

Data de introdução: 2004-11-26



















editorial

Voltar a casa

Sucede que a falta de motivação das IPSS para colocarem a sua rede de ERPI ao serviço do escoamento das situações de internamento hospitalar inapropriado, nas condições atualmente em vigor, se afigura amplamente justificada (...)

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

O risco de retrocesso nos apoios à vida independente
O Orçamento de Estado para 2026 foi justamente elogiado por se abster dos clássicos “cavaleiros orçamentais”, designação pela qual são conhecidas as...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Que espero do novo Presidente da República?
Está próxima a eleição do novo Alto Magistrado da Nação. Temos mais duas semanas para que os candidatos, de forma serena, com objetividade e no âmbito dos...