SPEM atribui o 6.º Prémio Homenagem

Os Prémios Homenagem 2003 e 2004 foram respectivamente entregues ao Dr. ANTÓNIO SANTOS MAGALHÃES e à ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE FAMILIARES E AMIGOS DE DOENTES DE ALZHEIMER no decorrer da inauguração da Sede Nacional da SPEM - Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla - por ocasião do vigésimo aniversário da Instituição que teve lugar no passado dia 4 de Dezembro, em Lisboa.

O Dr. ANTÓNIO SANTOS MAGALHÃES que à época foi convidado a integrar o prestigiado Grupo Internacional da Federação Internacional das Sociedades Europeias e Americanas de Esclerose Múltipla (o IMAB) com sede em Viena de Áustria e que no regresso a Portugal, já na qualidade de membro do IMAB, avançou na constituição de uma Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla a qual é viabilizada com a colaboração de dois amigos. 

Começa, assim, nos finais da década de 70, semanalmente, uma assistência especializada aos doentes com esclerose múltipla, em que o homenageado teve um papel pioneiro no qual, numa época em que primava o conceito dualista de "cura ou abandono", assumiu plenamente o significado da palavra APOIO.

A ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE FAMILIARES E AMIGOS DE DOENTES DE ALZHEIMER que existe desde 1988 tem como objecto obter e prestar aos doentes de Alzheimer e aos seus cuidadores o melhor apoio possível a todos os níveis, recolher os últimos ensinamentos sobre a doença, divulgá-los e promover a investigação por forma a contribuir para um melhor conhecimento das suas causas, efeitos e profilaxia e é reconhecida, desde 1992, como Instituição Particular de Solidariedade Social tendo, em Janeiro de 2003, inaugurado o seu primeiro Centro de Apoio Diurno onde passou a funcionar, igualmente, um Serviço de Apoio Domiciliário.

Os Prémios Homenagem 2003 e 2004 foram atribuídos por um Júri constituído pela Dr.ª Angela Valença (do Grupo de Estudos de Esclerose Múltipla), pela Dr.ª Fernanda Ruaz (da Comissão Promotora da FIADC - Federação de Instituições de Apoio a Doentes Crónicos), pelo Dr. Nuno Lopes (da ANF- Associação Nacional de Farmácias), pela Dr.ª Isabel Soares (da APIFARMA - Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica), pela Dr.ª Margarida Sousa (da ARSLVT - Associação Regional de Segurança Social de Lisboa e Vale do Tejo) e por Rui Narciso (da SPEM - Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla).

Com este Prémio a SPEM quer reconhecer a contribuição feita por distintas personalidades ou organizações que tiveram uma importante contribuição na luta contra as dificuldades experimentadas pelas pessoas com deficiência e ajudaram as pessoas a ajudarem-se a elas próprias.

Desde 1999 que o Prémio Homenagem, instituído formalmente no dia 8 de Outubro de 1999, no European Commission Bulding, em Dublin, na Irlanda, com a apresentação transnacional de uma estatueta, criada para o efeito, vem sendo atribuído.

Já foram distinguidos com o Prémio Homenagem a Dr.ª Maria Guida de Freitas Faria (1999), o Dr. José Dias Correia (2000), o Museu "Pavilhão do Conhecimento" (2001) e a CERCI (Cooperativa para a Educação e reabilitação de Crianças Inadaptadas) Lisboa (2002). 

História do Prémio Homenagem

 

Data de introdução: 2004-12-10



















editorial

O COMPROMISSO DE COOPERAÇÃO: SAÚDE

De acordo com o previsto no Compromisso de Cooperação para o Setor Social e Solidário, o Ministério da Saúde “garante que os profissionais de saúde dos agrupamentos de centros de saúde asseguram a...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Imigração e desenvolvimento
As migrações não são um fenómeno novo na história global, assim como na do nosso país, desde os seus primórdios. Nem sequer se trata de uma realidade...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Portugal está sem Estratégia para a Integração da Comunidade Cigana
No mês de junho Portugal foi visitado por uma delegação da Comissão Europeia contra o Racismo e a Intolerância do Conselho da Europa, que se debruçou, sobre a...