HOJE, 18 DE DEZEMBRO

"Em Família" abre em Viana e Arcos de Valdevez

A Delegação de Viana do Castelo da ASSOCIAÇÃO FAMÍLIAS está a implementar nos concelhos de Arcos de Valdevez e Viana do Castelo um Gabinete de apoio, orientação e mediação familiar denominado EM FAMÍLIA

Este Centro destina-se às Famílias de Arcos de Valdevez e Viana do Castelo, incluindo casais jovens e menos jovens, com filhos ou sem filhos e ainda a pais e filhos, bem como irmãos e tem como objectivos, na vertente do atendimento e apoio - acolher casais, pais e filhos, escutar dúvidas e problemas, diagnosticar as situações e direccionar o acompanhamento, fomentar a conciliação e o diálogo; na vertente da orientação e acompanhamento – ajudar a superar dificuldades/crises, prevenir a violência doméstica, melhorar o relacionamento entre os cônjuges e entre pais e filhos, promover a intervenção dos pais na educação dos filhos, sensibilizar para o respeito e cumprimento dos compromissos e dinamizar actividades para coesão familiar; na vertente da mediação familiar - facilitar a comunicação entre os cônjuges e entre pais e filhos, ser o contexto para o diálogo e a negociação, dar continuidade à relação pais/filhos (após separação), prevenir divórcios e separações e obter acordos entre os cônjuges; na vertente da formação – assegurar a formação parental e a formação em mediação familiar. 

EM FAMÍLIA é um projecto pioneiro a nível nacional e, inicialmente, funcionará em regime de voluntariado com técnicos na área da psicologia, do direito, da assistência social e da sociologia.
Após assinatura de um protocolo com os Bombeiros Voluntários de Arcos de Valdevez e a Junta de Freguesia de Monserrate, da cidade de Viana do Castelo, a Associação Famílias vai inaugurar um EM FAMÍLIA  nestes concelhos, que estará aberto ao público às 4.ªs feiras em Arcos de Valdevez e às 6.ªs feiras em Viana do Castelo, funcionando durante as horas de expediente na sede das instituições protocoladas. 

A inauguração destes Centros tem lugar hoje, 18 de Dezembro, às 11h na sede da Junta de freguesia de Monserrate, e às 15h na sede dos Bombeiros Voluntários de Arcos de Valdevez,  contando com a presença da Coordenadora Nacional Para os Assuntos da Família, Dra. Margarida Neto.

Veja o folheto de divulgação desta iniciativa

Delegação de Viana do Castelo da ASSOCIAÇÃO FAMÍLIAS
Rua Conselheiro Arnaldo Norton de Matos, 
Bloco 2, Fracção V, sala 2
4990- PONTE DE LIMA 
Tel./Fax (provisório): 258 743 840
e-mail: dv.associacao.familias@sapo.pt

 

Data de introdução: 2004-12-19



















editorial

As amas em Creche Familiar

Publica-se neste número do “Solidariedade” o texto do acordo com a FSUGT, na parte que contempla também os novos valores de remunerações acordado para vigorar a partir de 1 de janeiro de 2024.

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

A propósito do contributo da CNIS para as próximas eleições
É já tradição que as organizações de diferentes âmbitos, aproveitem os atos eleitorais para fazerem valer as suas reivindicações mais...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Cuidar da democracia
Neste ano vamos a eleições pelo menos duas vezes (três para os açorianos), somos chamados a renovar o nosso laço político com a comunidade, escolhendo...