Morte da vidente é notícia em todo o mundo

A morte da irmã Lúcia, um dos três pastorinhos que diz ter visto a Nossa Senhora em Fátima, é noticiada em órgãos de comunicação social de todo o mundo.

Na edição on-line do jornal britânico Times é feita referência, com base numa notícia da France Press, à morte, domingo, da "última sobrevivente dos três pastorinhos que dizem ter visto a Virgem Maria numa série de aparições em 1917".

O jornal brasileiro A Folha de São Paulo coloca a notícia na secção "mundo", sem grande destaque, com o título "Testemunha da aparição da Virgem de Fátima morre".

O espanhol El Mundo titula "Irmã Lúcia, a última sobrevivente dos pastorinhos de Fátima", colocando uma fotografia da vidente.

A estação televisiva britânica BBC, na sua página na Internet, realça a morte da vidente de Fátima, escrevendo que a irmã Lúcia de Jesus dos Santos morreu no convento carmelita de Santa Teresa, em Coimbra, "onde viveu desde 1940".

"As aparições tornaram Fátima um dos maiores locais de culto do catolicismo", refere a BBC, que coloca um texto com 17 parágrafos sobre o assunto, acompanhando-o de uma fotografia da irmã Lúcia com o Papa João Paulo II.

A televisão norte-americana CNN realça, na sua página da Internet, que Lúcia chegou a revelar a João Paulo II o terceiro segredo de Fátima, que versava sobre o atentado contra o Sumo Pontífice.

A CNN recorda que uma das últimas visitas recebidas pela vidente de Fátima foi a do actor Mel Gibson, realizador do filme "A Paixão de Cristo".

A agência de notícias italiana Ansa coloca a morte da irmã Lúcia em destaque na sua página da Internet.

A Ansa informa que o primeiro-ministro português, Santana Lopes, decidiu decretar terça-feira dia de luto nacional, altura em que o corpo da vidente será transportado para a Sé Nova de Coimbra, onde se realizam as exéquias.

Já no domingo, as agências noticiosas EFE, Associated Press e France Press divulgaram a morte da religiosa portuguesa. A espanhola EFE referiu que a vidente das "aparições marianas de Maio de 1917" faleceu com 97 anos.

"Os primos Francisco e Jacinta faleceram há muitos anos e desde 15 de Novembro que os processos de canonização estão a decorrer no Vaticano", lembrou a EFE sobre os restantes pastorinhos.

A France Press recorda a vida da irmã Lúcia e as várias vezes que os pastorinhos dizem ter visto a Nossa Senhora.

A Associated Press, que noticiou igualmente domingo o falecimento, recorda que João Paulo II visitou por três vezes Fátima, tendo estado com a religiosa portuguesa na última visita em 2000.

 

Data de introdução: 2005-02-16



















editorial

VIVÊNCIAS DA SEXUALIDADE, AFETOS E RELAÇÕES DE INTIMIDADE (O caso das pessoas com deficiência apoiadas pelas IPSS)

Como todas as outras, a pessoa com deficiência deve poder aceder, querendo, a uma expressão e vivência da sexualidade que contribua para a sua saúde física e psicológica e para o seu sentido de realização pessoal. A CNIS...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Que as IPSS celebrem a sério o Natal
Já as avenidas e ruas das nossas cidades, vilas e aldeias se adornaram com lâmpadas de várias cores que desenham figuras alusivas à época natalícia, tornando as...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Adolf Ratzka, a poliomielite e a vida independente
Os mais novos não conhecerão, e por isso não temerão, a poliomelite, mas os da minha geração conhecem-na. Tivemos vizinhos, conhecidos e amigos que viveram toda a...