Três dias de luto nacional

 Portugal cumpre entre quarta e sexta- feira os três dias de luto nacional decretados pelo Governo pela morte do Papa João Paulo II, que faleceu sábado no Vaticano, disse hoje à agência Lusa fonte do gabinete do primeiro-ministro.

Segundo a mesma fonte, os três dias de luto nacional correspondem ao dia do funeral do Papa João Paulo II, sexta-feira, e aos dois dias imediatamente anteriores à realização das exéquias fúnebres, ou seja, quarta e quinta-feira.

De acordo com um elemento ligado ao protocolo de Estado, o facto de algumas instituições portuguesas terem já a bandeira nacional a meia haste deve-se a "confusão" sobre o início do período de luto oficial ou a "uma vontade de prestar sentida homenagem" ao chefe da Igreja Católica logo após o seu falecimento.

A decisão do Governo de decretar três dias de luto nacional foi divulgada pelo primeiro-ministro, José Sócrates, sábado, duas horas depois de a Santa Sé ter anunciado a morte de João Paulo II.

 

Data de introdução: 2005-04-09



















editorial

IMPORTÂNCIA ECONÓMICA E SOCIAL DAS IPSS

Para uma quantificação atualizada da importância social e económica das Instituições Particulares de Solidariedade Social em Portugal a CNIS assegurou o financiamento do Programa Pessoas 2030, medida “capacitação dos...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

A missão das IPSS em cenários de calamidades
A prevenção é a melhor medida na resposta a situações de catástrofe, seja qual for a sua natureza. Porém, parece que a cultura que se entranhou na maioria...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

O retrocesso da integração das comunidades ciganas
Portugal não dispõe, há três anos, de uma estratégia para a integração das comunidades ciganas.