CONGRESSO CNIS, PORTO, 6 E 7 DE JUNHO

Congresso com cartaz confirmado

Estão confirmados os temas, os nomes dos oradores e moderadores do Congresso “Solidariedade: Novos Caminhos, Valores de Sempre”, organizado pela CNIS, marcado para os dias 06 e 07 de Junho, no Auditório da Biblioteca Almeida Garrett, no Palácio de Cristal, Porto.

No primeiro dia do Congresso, logo após a cerimónia de abertura, no painel “Empreendedorismo e Inovação” Isabel Mota, Manuel Pizarro e Tomás Correia serão os palestrantes moderados por Carlos Azevedo. Pelas 14.30 horas, o segundo painel, “Valores da Solidariedade”, terá como oradores Manuela Mendonça e Acácio Catarino, moderados pelo jornalista Júlio Magalhães. Às 16.30 horas, Azeredo Lopes coordena o debate em torno das intervenções de Carvalho da Silva, Elisa Ferreira e Custódio Oliveira. No Sábado haverá um único painel, “Estado Social/Sociedade Solidária”, com participações de Vieira da Silva, Adriano Moreira e Marco António Costa numa moderação assumida por Palmira Macedo.

Lino Maia, presidente da CNIS, evidencia a “qualidade dos participantes que garantem a elevação dos debates quer pelo seu prestígio quer pelo conhecimento e até pelo envolvimento nas questões e causas sociais.” O líder da CNIS contou ao SOLIDARIEDADE que não teve quaisquer recusas ou escusas nos convites que endereçou e foram muito poucos os casos em que por impossibilidade inultrapassável não puderam responder afirmativamente.

O Congresso “Solidariedade: Novos Caminhos, Valores de Sempre” começa pelas 9.30 horas seguindo-se a sessão solene de abertura. O primeiro painel “Empreendedorismo e Inovação” tem início previsto para as 11.00 horas. Na sexta-feira à tarde terão lugar mais dois painéis e nessa noite haverá um jantar de solidariedade. Os trabalhos recomeçam no sábado pelas 10 horas para deixar tempo à apresentação das conclusões e cerimónia de encerramento.

O Congresso “Solidariedade: Novos Caminhos, Valores de Sempre” é o segundo evento temático integrado na Festa da Solidariedade. O primeiro, “Rumo Solidário para Portugal” teve lugar em Santarém há três anos.

Depois de sete edições, em Lisboa, em Setembro de 2007, Barcelos, Viseu, Castelo Branco, Santarém, Faro, Guarda, a Festa chega agora ao Porto, sede nacional da CNIS. Durante a primeira semana de Junho a Chama da Solidariedade, uma outra iniciativa já com raízes nestas organizações anuais, vai ligar a Guarda ao Porto, transportada de todas as formas e feitios, atravessando distritos para desaguar na cidade Invicta no dia 6 de Junho.

 

Data de introdução: 2014-05-11



















editorial

Voltar a casa

Sucede que a falta de motivação das IPSS para colocarem a sua rede de ERPI ao serviço do escoamento das situações de internamento hospitalar inapropriado, nas condições atualmente em vigor, se afigura amplamente justificada (...)

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

O risco de retrocesso nos apoios à vida independente
O Orçamento de Estado para 2026 foi justamente elogiado por se abster dos clássicos “cavaleiros orçamentais”, designação pela qual são conhecidas as...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Que espero do novo Presidente da República?
Está próxima a eleição do novo Alto Magistrado da Nação. Temos mais duas semanas para que os candidatos, de forma serena, com objetividade e no âmbito dos...