ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DAS LAMEIRAS

Sinal + Europa

A AML – Associação de Moradores das Lameiras, o Instituto Português da Juventude e a JASEC – Jovens Animadores SocioEducativos e Culturais – Plataforma Juvenil da AML promovem esta sexta-feira, dia 27, uma conferência de imprensa para apresentação pública do projecto «Sinal + Europa».
O encontro com os jornalistas tem lugar às 18.00 horas na sala nobre do Centro Social e Comunitário da Associação de Moradores das Lameiras, na cidade de Vila Nova de Famalicão, com a presença de Jorge Faria, Presidente da Direcção da AML, Mário Passos, Delegado Regional do IPJ, Abraão Costa da JASEC e outras entidades ligadas à iniciativa.

Este projecto tem como principais objectivos desenvolver os valores, tradições e realidades europeias junto dos mais novos, e combater os problemáticos índices de iliteracia e analfabetismo, bem como problemas de delinquência juvenil do grupo alvo, a partir de um novo programa de ocupação de tempos livres alternativo, orientado para a as suas situações específicas. 

Será criado um Laboratório de Jogos, o Atelier Mundo, Fórum de debate e discussão para crianças e adolescentes e serão ainda desenvolvidos vários Worshop’s Temáticos, Campos de Trabalho, Acções de Formação. No final está previsto o lançamento de um livro temático sobre os jogos e temáticas inventados e recriados a partir do “Laboratório de Jogos” como forma de divulgar esta experiência junto de outros agentes educativos.

A iniciativa tem por finalidade atingir uma população alvo de mais de 1000 crianças, adolescentes e jovens ao longo dos próximos dez meses e é da responsabilidade das entidades acima citadas. O projecto é apoiado pelo Programa Juventude da União Europeia que tem no IPJ a sua agência nacional representante.

 

Data de introdução: 2005-05-29



















editorial

MULTIDIMENSIONALIDADE DO ENVELHECIMENTO

(...) A forma como a sociedade encara os mais velhos, uma visão redutora, apenas como custos, parecendo ignorar o valor que eles transportam na sociedade e nas famílias, precisa ser urgentemente corrigida, quantificando o seu valor social. O aumento do...

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Para regionalizar sem fragmentar a educação e formação profissional
A descentralização da educação em Portugal ganhou um novo impulso com a transferência de competências para as Comissões de Coordenação e...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Cooperação entre as autarquias e as IPSS
Decerto que já tomaram posse todos os eleitos para os órgãos municipais e os das Juntas de Freguesia. É a hora de começar a pôr em prática, progressivamente,...