ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DAS LAMEIRAS

Sinal + Europa

A AML – Associação de Moradores das Lameiras, o Instituto Português da Juventude e a JASEC – Jovens Animadores SocioEducativos e Culturais – Plataforma Juvenil da AML promovem esta sexta-feira, dia 27, uma conferência de imprensa para apresentação pública do projecto «Sinal + Europa».
O encontro com os jornalistas tem lugar às 18.00 horas na sala nobre do Centro Social e Comunitário da Associação de Moradores das Lameiras, na cidade de Vila Nova de Famalicão, com a presença de Jorge Faria, Presidente da Direcção da AML, Mário Passos, Delegado Regional do IPJ, Abraão Costa da JASEC e outras entidades ligadas à iniciativa.

Este projecto tem como principais objectivos desenvolver os valores, tradições e realidades europeias junto dos mais novos, e combater os problemáticos índices de iliteracia e analfabetismo, bem como problemas de delinquência juvenil do grupo alvo, a partir de um novo programa de ocupação de tempos livres alternativo, orientado para a as suas situações específicas. 

Será criado um Laboratório de Jogos, o Atelier Mundo, Fórum de debate e discussão para crianças e adolescentes e serão ainda desenvolvidos vários Worshop’s Temáticos, Campos de Trabalho, Acções de Formação. No final está previsto o lançamento de um livro temático sobre os jogos e temáticas inventados e recriados a partir do “Laboratório de Jogos” como forma de divulgar esta experiência junto de outros agentes educativos.

A iniciativa tem por finalidade atingir uma população alvo de mais de 1000 crianças, adolescentes e jovens ao longo dos próximos dez meses e é da responsabilidade das entidades acima citadas. O projecto é apoiado pelo Programa Juventude da União Europeia que tem no IPJ a sua agência nacional representante.

 

Data de introdução: 2005-05-29



















editorial

IMPORTÂNCIA ECONÓMICA E SOCIAL DAS IPSS

Para uma quantificação atualizada da importância social e económica das Instituições Particulares de Solidariedade Social em Portugal a CNIS assegurou o cofinanciamento do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE),...

Não há inqueritos válidos.

opinião

JOSÉ A. SILVA PENEDA

A sustentabilidade da Segurança Social
Quando se tenta perspetivar o que pode acontecer no futuro aos sistemas de segurança social há variáveis que são mais fáceis de prever, mas também existem outras...

opinião

EUGÉNIO FONSECA, PRES. CONF. PORTUGUESA DO VOLUNTARIADO

Só quando for um desígnio nacional será erradicada a pobreza
Nas últimas semanas, a pobreza em Portugal voltou a ser tema de abertura em todos os medias. Esta atenção especial deveu-se a informações preocupantes emanadas de fontes...