INICIATIVA DO CRIA - ABRANTES

Desfile “Alta Moda Desperdícios”

O desfile “Alta Moda Desperdícios” foi a iniciativa promovida pelos alunos Centro de Actividades Ocupacionais do CRIA, Centro de Recuperação Infantil de Abrantes, para assinalar o Dia do Ambiente. Os mais variados desperdícios, que habitualmente depositamos no lixo, foram os materiais utilizados para confeccionar os fatos que integraram o desfile. 

“Reciclar é Criar” foi o tema proposto no Plano de Actividades deste utentes, todos portadores de deficiência, que apoiados pelos monitores criaram um desfile de moda, como forma de alertar para a necessidade de reduzir e reciclar os resíduos resultantes dos produtos que consumimos todos os dias. 

Durante a manhã o Grupo deslocou-se ao Centro Histórico da Cidade de Abrantes, passeou pelas ruas e, com a sua presença, procurou que todas as pessoas com quem se cruzou pensassem um pouco no ambiente, nem que fosse por alguns instantes. 

A tarde foi animada, já nas instalações do Centro de Recuperação Infantil, a passerelle aguardava o desfile dos modelos. “Alta Moda Desperdícios” mostrou os mais diversos modelos elaborados com finíssima rede de sacas de batata, plástico de revestimento e as airosas tampas de garrafa azul celeste ou vermelho. Os adornos foram desenhados para todos os gostos, desde os copos de iogurtes, colheres de café, rolos de papel, malas e chapéus de cartão ou “caricas” e outros desperdícios do nosso dia a dia que fizeram as maravilhas deste desfile. Não faltou a tradicional noiva que vestia plástico branco, com laços cor de rosa feito com protecção maçãs da China e o bouquet de garrafa de iogurte e flores vermelhas de saca de batata. Copos de plástico, rede de protecção de obras, pratos de papel para bolos, revistas ou calendários e muitos outros materiais deram lugar à criação. 

Os utentes, apoiados pelos monitores, deram largas à imaginação e desfilaram animadamente perante o olhar atento dos colegas da Instituição. A alegria desta passagem de modelos absolutamente diferente deixou a certeza que, em termos futuros, todos cuidarão com muito mais atenção os resíduos que produzem. 

“Reciclar é Criar” e a prová-lo ficou o trabalho deste grupo de utentes do CRIA, uma Instituição que há 28 anos também tem procurado criar soluções, respostas e estímulos para crianças e jovens portadores de deficiência.

Contactos:
CRIA – Centro de Recuperação Infantil de Abrantes
Quinta das Pinheiras, Apartado 73, 2204-906 Alferrarede 
Telef: 241 379 750/6 – Fax: 241 379 759 
 

 

Data de introdução: 2005-06-23



















editorial

VIVÊNCIAS DA SEXUALIDADE, AFETOS E RELAÇÕES DE INTIMIDADE (O caso das pessoas com deficiência apoiadas pelas IPSS)

Como todas as outras, a pessoa com deficiência deve poder aceder, querendo, a uma expressão e vivência da sexualidade que contribua para a sua saúde física e psicológica e para o seu sentido de realização pessoal. A CNIS...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Que as IPSS celebrem a sério o Natal
Já as avenidas e ruas das nossas cidades, vilas e aldeias se adornaram com lâmpadas de várias cores que desenham figuras alusivas à época natalícia, tornando as...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Adolf Ratzka, a poliomielite e a vida independente
Os mais novos não conhecerão, e por isso não temerão, a poliomelite, mas os da minha geração conhecem-na. Tivemos vizinhos, conhecidos e amigos que viveram toda a...