INICIATIVA DO CRIA - ABRANTES

Desfile “Alta Moda Desperdícios”

O desfile “Alta Moda Desperdícios” foi a iniciativa promovida pelos alunos Centro de Actividades Ocupacionais do CRIA, Centro de Recuperação Infantil de Abrantes, para assinalar o Dia do Ambiente. Os mais variados desperdícios, que habitualmente depositamos no lixo, foram os materiais utilizados para confeccionar os fatos que integraram o desfile. 

“Reciclar é Criar” foi o tema proposto no Plano de Actividades deste utentes, todos portadores de deficiência, que apoiados pelos monitores criaram um desfile de moda, como forma de alertar para a necessidade de reduzir e reciclar os resíduos resultantes dos produtos que consumimos todos os dias. 

Durante a manhã o Grupo deslocou-se ao Centro Histórico da Cidade de Abrantes, passeou pelas ruas e, com a sua presença, procurou que todas as pessoas com quem se cruzou pensassem um pouco no ambiente, nem que fosse por alguns instantes. 

A tarde foi animada, já nas instalações do Centro de Recuperação Infantil, a passerelle aguardava o desfile dos modelos. “Alta Moda Desperdícios” mostrou os mais diversos modelos elaborados com finíssima rede de sacas de batata, plástico de revestimento e as airosas tampas de garrafa azul celeste ou vermelho. Os adornos foram desenhados para todos os gostos, desde os copos de iogurtes, colheres de café, rolos de papel, malas e chapéus de cartão ou “caricas” e outros desperdícios do nosso dia a dia que fizeram as maravilhas deste desfile. Não faltou a tradicional noiva que vestia plástico branco, com laços cor de rosa feito com protecção maçãs da China e o bouquet de garrafa de iogurte e flores vermelhas de saca de batata. Copos de plástico, rede de protecção de obras, pratos de papel para bolos, revistas ou calendários e muitos outros materiais deram lugar à criação. 

Os utentes, apoiados pelos monitores, deram largas à imaginação e desfilaram animadamente perante o olhar atento dos colegas da Instituição. A alegria desta passagem de modelos absolutamente diferente deixou a certeza que, em termos futuros, todos cuidarão com muito mais atenção os resíduos que produzem. 

“Reciclar é Criar” e a prová-lo ficou o trabalho deste grupo de utentes do CRIA, uma Instituição que há 28 anos também tem procurado criar soluções, respostas e estímulos para crianças e jovens portadores de deficiência.

Contactos:
CRIA – Centro de Recuperação Infantil de Abrantes
Quinta das Pinheiras, Apartado 73, 2204-906 Alferrarede 
Telef: 241 379 750/6 – Fax: 241 379 759 
 

 

Data de introdução: 2005-06-23



















editorial

O COMPROMISSO DE COOPERAÇÃO: SAÚDE

De acordo com o previsto no Compromisso de Cooperação para o Setor Social e Solidário, o Ministério da Saúde “garante que os profissionais de saúde dos agrupamentos de centros de saúde asseguram a...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Imigração e desenvolvimento
As migrações não são um fenómeno novo na história global, assim como na do nosso país, desde os seus primórdios. Nem sequer se trata de uma realidade...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Portugal está sem Estratégia para a Integração da Comunidade Cigana
No mês de junho Portugal foi visitado por uma delegação da Comissão Europeia contra o Racismo e a Intolerância do Conselho da Europa, que se debruçou, sobre a...