PADRE JOSÉ MAIA

A indiferença mata!

Por iniciativa do Papa Paulo VI, a Igreja Católica propôs aos crentes e aos governantes dos Povos que o dia 1 de janeiro fosse dedicado à PAZ.

Para dar sentido e densidade a este apelo, cada um dos vários Papas que têm passado pelo Vaticano, anuncia para cada ano uma mensagem especial, que pretende sinalizar o valor da PAZ e os caminhos que a ela podem conduzir, tendo em conta os “sinais do tempo social” vividos em cada ano.

Para o dia da PAZ de 2016 foi escolhida esta mensagem: “VENCE A INDIFERENÇA E CONQUISTA A PAZ”.

Certamente que na génese inspiradora da mensagem para 2016 estarão as imagens lancinantes de mais de três milhões de refugiados, escorraçados de país para país! A desumanidade com que tanta gente tem sido tratada é uma prova provada da INDIFERENÇA que vai tomando conta de cada pessoa, cada família, cada comunidade local e nacional, ultrapassando estas fronteiras para alastrar a todos os continentes.

Esta mesma INDIFERENÇA tem servido de rastilho para acender, em várias partes do mundo, labaredas de vários fanatismos que, inspirados em fundamentalismos pseudo/religiosos, têm levado o auto proclamado Estado Islâmico a matar, de uma forma bárbara, algumas centenas de milhar de pessoas humanas, num provocador atentado a valores humanos e culturais que constituem o mais precioso património civilizacional construído por sucessivas gerações!

Há ainda outras expressões de INDIFERENÇA que se manifestam, por exemplo, através de atentados ao “bem comum” e ao aumento das “desigualdades sociais”, crimes praticados sem escrúpulos pelo “sistema financeiro” que, protegido por uma globalização desumana e sem ética, desvia dinheiro que lhe é confiado para com ele alimentar vidas de fausto de acionistas sem escrúpulos, obrigando depois os contribuintes a “pagar as favas” do bolo rei de “fortunas dolosas” de gente poderosa que não tem escrúpulos em levar os Estados a recorrerem a impostos para pagar os seus desmando financeiros. E nós, portugueses, bem temos sentido na pele estes desmandos do sistema financeiro!

Na mensagem do Papa Francisco pode lêr-se: “…A nível individual e comunitário, a indiferença com o próximo (filha da indiferença para com Deus) assume as feições da inércia e da apatia, que alimentam a persistência de situações de injustiça e grave desequilíbrio social, as quais podem, por sua vez, levar a conflitos ou, de qualquer modo, gerar um clima de descontentamento que ameaça desembocar, mais cedo ou mais tarde, em violência e insegurança”.

Porém, nem tudo é mau! Apesar da tentação da globalização da INDIFERENÇA, não têm faltado iniciativas de pessoas, comunidades, movimentos, organizações que afirmem o primado da SOLIDARIEDADE e do ALTRUISMO! Há uma consciência e uma sensibilização cada vez maiores, por parte de muita gente em todas as partes do mundo, em relação à defesa dos direitos humanos e ecológicos do Mundo que nos foi dado para dele cuidarmos como uma CASA COMUM na qual, juntos, queremos viver FELIZES.

A todos os leitores do SOLIDARIEDADE, votos de um bom ano 2016.

Pe. José Maia  

 

Data de introdução: 2016-01-08



















editorial

NO CINQUENTENÁRIO DO 25 DE ABRIL

(...) Saudar Abril é reconhecer que há caminho a percorrer e seguir em frente: Um primeiro contributo será o da valorização da política e de quanto o serviço público dignifica o exercício da política e o...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Liberdade e Democracia
Dentro de breves dias celebraremos os 50 anos do 25 de Abril. Muitas serão as opiniões sobre a importância desta efeméride. Uns considerarão que nenhum benefício...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Novo governo: boas e más notícias para a economia social
O Governo que acaba de tomar posse tem a sua investidura garantida pela promessa do PS de não apresentar nem viabilizar qualquer moção de rejeição do seu programa.