8ª FEIRA SOCIAL DE VILA DO CONDE

Instituições levaram à cidade o que de melhor se faz no concelho

A oitava edição da Feira Social de Vila do Conde voltou a ser uma montra para as instituições sociais do concelho, que no pavilhão do Parque de Jogos puderam mostrar o que de melhor fazem pelas suas comunidades.
Inseridas, muitas delas, no meio rural a mostra levou ao centro da cidade produtos da terra, peças produzidas pelos utentes e técnicos das instituições e serviu ainda para partilhar o que cada uma delas faz pelas pessoas que serve, sejam elas crianças, adultos ou idosos.
O presidente da CNIS, padre Lino Maia, marcou presença na inauguração do certame, tendo visitado todos os stands e incentivado os responsáveis das diversas instituições a prosseguirem o bom trabalho.
O pavilhão do Parque de Jogos de Vila do Conde acolheu, logo na inauguração um conjunto muito variado de utentes de diversas IPSS do concelho, especialmente das que trabalham com populações idosa e portadora de deficiência.
Ao longo de três dias e com um programa muito recheado, a Feira Social juntou atraiu muita gente, que não deixou de experimentar muitas das iguarias que as instituições partilharam, fossem doces, compotas, legumes, hortícolas ou o mais diversificado tipo de peças feitas artesanalmente por utentes e técnicos.
Uma Flash Mob, por alunas da Escola Secundária José Régio, o espetáculo «Rir Agora», por Carolina Carvalho, líder certificada de Yoga do Riso, «O Mar Enrola na Areia», dramatização pela Venerável Ordem Terceira de S. Francisco, showcooking, pelos alunos do curso Profissional Técnico de Restauração e Bar, da Escola Secundária José Régio, «Pizzas Vegetarianas», ateliê culinário pelos utentes do MADI de Vila do Conde, uma tertúlia e showcooking intitulada «Cozinha Saudável», pelo chef Hélio Loureiro, Ana Rute Gomes (Nutricionista do Centro Hospitalar Póvoa de Varzim/Vila do Conde) e Lara Costa (Nutricionista do ACES Póvoa de Varzim/Vila do Conde) e muitas mais atividades preencheram os três dias da VIII Feira Social de Vila do Conde.
Participaram na edição 2017 as seguintes instituições: AA – Grupo Senhor dos Navegantes de Vila do Conde; ACES – Agrupamento de Centros de Saúde Póvoa de Varzim/Vila do Conde; ARRIMO – Projeto Âncora; Associação de Proteção à Terceira Idade “A.F. Vila Cova”; Associação de Solidariedade Social de Mosteiró; Associação de Solidariedade Social “O Tecto”; Câmara Municipal de Vila do Conde; Centro Distrital do Porto – Instituto da Segurança Social, I.P.; Centro de Emprego Póvoa de Varzim/Vila do Conde; Centro Hospitalar Póvoa de Varzim/Vila do Conde; Centro Social da Paróquia de Touguinha; Centro Social Paroquial de Caxinas; Centro Social Paroquial da Junqueira; Centro Social Paroquial de Labruge; Centro Social Paroquial de Mindelo; Centro Social Cultural e Recreativo Arvorense; Clínica do Outeiro; Conferências de S. Vicente de Paulo do Concelho de Vila do Conde; Cruz Vermelha Portuguesa; Guarda Nacional Republicana; Instituto S. José; MADI de Vila do Conde; Polícia de Segurança Pública; SANCRIS – Associação de Solidariedade Social Santa Cristina de Malta; Santa Casa da Misericórdia de Azurara; Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde; TERRAMAR – Associação de Solidariedade Social de Vila Chã; Venerável Ordem Terceira de S. Francisco de Vila do Conde.

 

Data de introdução: 2017-10-16



















editorial

NO CINQUENTENÁRIO DO 25 DE ABRIL

(...) Saudar Abril é reconhecer que há caminho a percorrer e seguir em frente: Um primeiro contributo será o da valorização da política e de quanto o serviço público dignifica o exercício da política e o...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Liberdade e Democracia
Dentro de breves dias celebraremos os 50 anos do 25 de Abril. Muitas serão as opiniões sobre a importância desta efeméride. Uns considerarão que nenhum benefício...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Novo governo: boas e más notícias para a economia social
O Governo que acaba de tomar posse tem a sua investidura garantida pela promessa do PS de não apresentar nem viabilizar qualquer moção de rejeição do seu programa.