APCC - ASSOCIAÇÃO DE PARALISIA CEREBRAL DE COIMBRA

Intercâmbio com a Hungria para dar visibilidade à pessoa com deficiência

Quatro jovens utentes da organização húngara EgyüttHató Egyesület estiveram em Coimbra durante três dias nos quais participaram em várias atividades no âmbito de um projeto comum com a Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC), que tem como objetivo dar visibilidade às pessoas com deficiência, aos seus desejos e necessidades, dentro das comunidades em que se inserem.
Além das conversas com outros jovens portugueses sobre os objetivos desta iniciativa e as formas de os concretizar, a comitiva húngara – que incluiu ainda quatro técnicos e acompanhantes – aproveitou também para conhecer a APCC e a própria cidade.
Assistiram a um treino do APCC Coimbra Power Soccer Club (a única equipa de futebol em cadeira de rodas elétrica portuguesa), participaram em aulas de teatro e de música e ainda assistiram a um ensaio da banda «5ª Punkada», além de terem realizado um passeio pela Alta e pela Baixa de Coimbra.
O projeto em causa, denominado «Here We Are» é dinamizado pelo Gabinete de Voluntariado da APCC e surgiu na sequência de colaborações anteriores entre as duas organizações, todas com o propósito comum de promover a inclusão através do combate aos estereótipos.

ARRANQUE NA TRICICLETA

Sandra Semedo, João Vaz e António Camacho foram os triciclistas da APCC que participaram no IV Encontro Nacional de Tricicleta, que se realizou na pista do Estádio Cidade de Coimbra.
Tratou-se de um primeiro encontro dos praticantes desta modalidade na época desportiva 2017/2018 e estiveram presentes ainda atletas da Associação do Porto de Paralisia Cerebral e do Centro de Apoio a Deficientes João Paulo II.
A prova permitiu avaliar o momento de forma de cada um dos atletas, mas, sobretudo, promoveu um momento de convívio e de festa da tricicleta.
Recorde-se que Sandra Semedo é o grande nome da modalidade em Portugal no momento, sendo a atual campeã nacional de todas as distâncias da classe RR2 e contando com um total de cinco medalhas já conquistadas em Campeonatos do Mundo (é campeã mundial dos 400 metros). Também João Vaz tem já um currículo respeitável, sendo o detentor do título RR1 dos 100 metros, enquanto António Sequeira continua a dar sinais de claro desenvolvimento, ele que se estreou apenas o ano passado.
O Encontro Nacional de Tricicleta é uma prova complementar do calendário nacional e tem como objetivo promover a tricicleta e conseguir captar um número de atletas mais elevado.

ARTE EM EXPOSIÇÃO

«A Sala O2, Socialmente Criativo e Inclusivo» é o título da exposição patente no Club de Tiro & Sport de Coimbra, até 16 de dezembro, que reúne trabalhos dos utentes da APCC.
É um conjunto de obras, entre pinturas e esculturas, criadas na Sala O2 desde maio deste ano, sob a supervisão do professor António Valente.
A Sala O2 é uma sala ocupacional, frequentada por pessoas empenhadas em mostrar as suas atividades sociais, criativas ou lúdicas, numa perspetiva ordenada do saber fazer. Encontra-se integrada no Centro de Atividades Ocupacionais da APCC, dirigido a pessoas com deficiência e incapacidade com significativas limitações da atividade e restrições na participação.
Durante todo o tempo em que estiver patente, será possível adquirir, no local, qualquer um dos trabalhos apresentados.

 

Data de introdução: 2017-11-27



















editorial

IMPORTÂNCIA ECONÓMICA E SOCIAL DAS IPSS

Para uma quantificação atualizada da importância social e económica das Instituições Particulares de Solidariedade Social em Portugal a CNIS assegurou o cofinanciamento do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE),...

Não há inqueritos válidos.

opinião

JOSÉ A. SILVA PENEDA

A sustentabilidade da Segurança Social
Quando se tenta perspetivar o que pode acontecer no futuro aos sistemas de segurança social há variáveis que são mais fáceis de prever, mas também existem outras...

opinião

EUGÉNIO FONSECA, PRES. CONF. PORTUGUESA DO VOLUNTARIADO

Só quando for um desígnio nacional será erradicada a pobreza
Nas últimas semanas, a pobreza em Portugal voltou a ser tema de abertura em todos os medias. Esta atenção especial deveu-se a informações preocupantes emanadas de fontes...