SEGURANÇA

Governo quer mais hospitais SA

O Ministro da Saúde anunciou que o governo está a ponderar transformar os hospitais universitários de Lisboa, Porto e Coimbra em empresas públicas e que a decisão será tomada até ao final do ano. Por decidir está assim, segundo o ministro, quantos destes hospitais é que poderão passar a entidade pública empresarial tal como acontecerá com as 31 unidades de saúde que tinham a designação de SA.

Correia de Campos falava à comunicação social durante a inauguração da segunda sala de exames da Unidade de Cardiologia de Intervenção do Serviço de Cardiologia do Hospital de Santa Maria. "Gostaria muito que houvesse um hospital universitário com ensino de grande dimensão, de referência e de grande qualidade, que pudesse passar a entidade pública empresarial", disse.

Estes hospitais, explicou, foram abandonados durante algum tempo porque havia a noção de que eram ingovernáveis, contudo, administrações como a do Santa Maria mostraram o contrário.
"Se for possível esta passagem acelerada deste ou de outro hospital universitário este (St.Maria) tem boas condições para o poder ser".

O Hospital de Santa Maria, adiantou, tem já uma gestão de qualidade empresarial, é um dos três hospitais com medicina de alta qualidade e com boas tradições de ensino pelo que "é uma candidatura forte". Segundo o ministro, a escolha tem de ser criteriosa tendo em conta o facto de haver dotação limitada quanto ao capital social necessário para esta transformação.

22.07.2005

 

Data de introdução: 2005-08-03



















editorial

TRANSPORTE COLETIVO DE CRIANÇAS

Recentemente, o Governo aprovou e fez publicar o Decreto-Lei nº 57-B/2024, de 24 de Setembro, que prorrogou, até final do ano letivo de 2024-2025, a norma excecional constante do artº 5ºA, 1. da Lei nº 13/20006, de 17 de Abril, com a...

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

A segurança nasce da confiança
A morte de um cidadão em consequência de tiros disparados pela polícia numa madrugada, num bairro da área metropolitana de Lisboa, convoca-nos para uma reflexão sobre...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

A propósito do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza
No passado dia 17 de outubro assinalou-se, mais uma vez, o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza. Teve início em 1987, quando 100 000 franceses se juntaram na...