SEGURANÇA

Governo quer mais hospitais SA

O Ministro da Saúde anunciou que o governo está a ponderar transformar os hospitais universitários de Lisboa, Porto e Coimbra em empresas públicas e que a decisão será tomada até ao final do ano. Por decidir está assim, segundo o ministro, quantos destes hospitais é que poderão passar a entidade pública empresarial tal como acontecerá com as 31 unidades de saúde que tinham a designação de SA.

Correia de Campos falava à comunicação social durante a inauguração da segunda sala de exames da Unidade de Cardiologia de Intervenção do Serviço de Cardiologia do Hospital de Santa Maria. "Gostaria muito que houvesse um hospital universitário com ensino de grande dimensão, de referência e de grande qualidade, que pudesse passar a entidade pública empresarial", disse.

Estes hospitais, explicou, foram abandonados durante algum tempo porque havia a noção de que eram ingovernáveis, contudo, administrações como a do Santa Maria mostraram o contrário.
"Se for possível esta passagem acelerada deste ou de outro hospital universitário este (St.Maria) tem boas condições para o poder ser".

O Hospital de Santa Maria, adiantou, tem já uma gestão de qualidade empresarial, é um dos três hospitais com medicina de alta qualidade e com boas tradições de ensino pelo que "é uma candidatura forte". Segundo o ministro, a escolha tem de ser criteriosa tendo em conta o facto de haver dotação limitada quanto ao capital social necessário para esta transformação.

22.07.2005

 

Data de introdução: 2005-08-03



















editorial

DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA E SOLIDARIEDADE

O princípio da dignidade da pessoa humana é central na Doutrina Social da Igreja. Também na Social Democracia. Nesta (DSI), o princípio da dignidade deriva da convicção de que cada ser humano é criado à imagem e...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

As IPSS têm que ser espaços de inclusão
A identidade das nossas Instituições de Solidariedade Social fica posta em causa se, por qualquer razão, fizerem aceção de pessoas. A matriz solidária obriga...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Contrarreforma laboral: a precariedade nunca existiu
Desde a mudança de paradigma ocorrida com a aprovação do Código de Trabalho em 2003, os governos têm privilegiado mudanças graduais na legislação...