LIGA PORTUGUESA CONTRA AS DOENÇAS REUMÁTICAS, LISBOA

«Viver a (in)Capacidade» é a temática do 22º Fórum de Apoio ao Doente Reumático

A Liga Portuguesa Contra as Doenças Reumáticas realiza, no dia 12 de outubro, o 22.º Fórum de Apoio ao Doente Reumático, com o tema «Viver a (in)Capacidade». A sessão decorrerá no Auditório do Centro Cultural Franciscano, em Lisboa.
A intenção da Liga é abordar a temática dos apoios disponíveis na capacitação para o trabalho (escolar, profissional ou doméstico), recursos profissionais para pessoas com incapacidade, a prevenção, a legislação laboral e ainda o impacto emocional aliado a limitações provocadas pelas doenças reumáticas.
A inscrição no fórum é gratuita, mas obrigatória e pode ser feita no endereço http://www.lpcdr.org.pt/inscricao-forum/view/form.
A manhã será preenchida pelo primeiro painel, intitulado «Para além das limitações». Contará com moderação de Catarina Marques, vice-presidente da LPCDR e terá como preletores: Dália Piedade (ANDAI - Associação Nacional de Doentes Com Artrites e Reumatismos da Infância) sobre «Necessidades de saúde especiais: suporte à aprendizagem e à inclusão para crianças e jovens com doenças reumáticas); Ana Rita Vilhena (INR - Instituto Nacional para a Reabilitação) acerca do «Sistema de Atribuição dos Produtos de Apoio (SAPA), seus objetivos e diferentes parceiros e serviços Envolvidos); Leonardo Conceição (IEFP - Instituto do Emprego e Formação Profissional) sobre «Reabilitação Profissional: Acesso aos apoios disponíveis»; e Ester Rosa (Associação Salvador) sobre «Desafios no emprego de pessoas com deficiência motora».
Já da parte da tarde, o programa prevê os painéis 2 e 3, respetivamente, «Prevenir a incapacidade na vida laboral» e «Autoestima, Emoções e Afetos: conversas soltas».
Elsa Mateus, presidente da Liga Portuguesa Contra as Doenças Reumáticas, irá moderar o painel 2, onde serão abordadas temáticas como «Literacia em Saúde Ocupacional e prevenção das lesões músculo-esqueléticas relacionadas com o trabalho», por José Manuel Rocha Nogueira (coordenador do PNSOC – Programa Nacional de Saúde Ocupacional); «Doentes Crónicos: Proteção legal no mercado de trabalho», por Mariana Pinto Ramos (VdA - Vieira de Almeida & Associados); e «Abordagens da Medicina Social», por AJ Oliveira Pedro (médico de família e de Medicina Desportiva com Pós- Graduação em Medicina Social).
Para abordar o tema da «Autoestima, Emoções e Afetos: conversas soltas», e sob moderação de Ricardo Fonseca (presidente da MYOS – Associação Nacional Contra a Fibromialgia e Síndrome de Fadiga Crónica), estarão na mesa Mafalda Ribeiro (comunicadora e autora), Margarida Fonseca Santos (escritora) e Rita Canaipa (psicóloga).

 

Data de introdução: 2019-10-09



















editorial

VIVÊNCIAS DA SEXUALIDADE, AFETOS E RELAÇÕES DE INTIMIDADE (O caso das pessoas com deficiência apoiadas pelas IPSS)

Como todas as outras, a pessoa com deficiência deve poder aceder, querendo, a uma expressão e vivência da sexualidade que contribua para a sua saúde física e psicológica e para o seu sentido de realização pessoal. A CNIS...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Que as IPSS celebrem a sério o Natal
Já as avenidas e ruas das nossas cidades, vilas e aldeias se adornaram com lâmpadas de várias cores que desenham figuras alusivas à época natalícia, tornando as...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Adolf Ratzka, a poliomielite e a vida independente
Os mais novos não conhecerão, e por isso não temerão, a poliomelite, mas os da minha geração conhecem-na. Tivemos vizinhos, conhecidos e amigos que viveram toda a...