UNITATE – SOCIAL ECONOMY NETWORK, VILA VIÇOSA

Bolsa de Disponíveis já angariou mais de 1.200 voluntários em todo o país

“Tem sido um grande sucesso e muito agradecemos a todas as entidades que se juntaram a nós”, afirma Tiago Abalroado, presidente da instituição sedeada em Vila Viçosa.
A iniciativa da Unitate, que arrancou nas redes sociais, foi acarinhada pelo Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, na pessoa da ministra Ana Mendes Godinho, e pela CASES - Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, com quem há uma comunicação diária, que potenciaram a divulgação da mesma pelos seus canais próprios.
Houve ainda algumas Uniões Distritais de IPSS e diversos municípios que se juntaram à causa, apoiando a divulgação, tendo também todos os Centros Distritais da Segurança Social se associado divulgando a iniciativa junto das IPSS pelos canais privilegiados que também têm.
“Há voluntários de todos os distritos, de quase todos os concelhos” inscritos na bolsa de disponíveis e “os pedidos das instituições têm chovido, na ordem dos 10 a 15 por dia”, revela Tiago Abalroado.
A Unitate nesta fase faz a mediação com as instituições que necessitam de cozinheiras, médicos ou outro pessoal com os voluntários, colocando-os em contacto.
“Já enviámos muita gente para as instituições e houve mesmo um caso curioso. Uma senhora que encaminhámos ligou-nos a dizer que queria sair da bolsa porque tinha arranjado emprego. Ou seja, ela já tinha passado pela instituição e os dirigentes quando viram que era ela, como estavam mesmo necessitados de preencher aquela vaga, contrataram-na”, conta, satisfeito, Tiago Abalroado.
Todos os que queiram disponibilizar-se para voluntariado nas IPSS, independentemente do local de residência, inscreva-se em https://unitate.typeform.com/to/aNoBPe.

 

Data de introdução: 2020-04-06



















editorial

2025: A ESPERANÇA NÃO ENGANA?

O ano 2025 já segue o seu curso e a esperança não pode enganar… Agora é tempo das decisões. Decisões que já tardam porque a imprevisibilidade agrava a insustentabilidade…

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Imigração: O exemplo tem que vir de cima
Um velho provérbio diz-nos que quem está mal, muda-se. É o que fazem milhões de pessoas em todo o mundo, há séculos a esta parte. São muitos, mas não...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Um Ano Novo vem aí!
Nas duas últimas semanas, circularam mensagens de Boas Festas, muitas delas simplesmente impressas sem sequer terem a assinatura do remetente e algumas até sem palavras mais personalizadas.