UNITATE – SOCIAL ECONOMY NETWORK, VILA VIÇOSA

Bolsa de Disponíveis já angariou mais de 1.200 voluntários em todo o país

“Tem sido um grande sucesso e muito agradecemos a todas as entidades que se juntaram a nós”, afirma Tiago Abalroado, presidente da instituição sedeada em Vila Viçosa.
A iniciativa da Unitate, que arrancou nas redes sociais, foi acarinhada pelo Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, na pessoa da ministra Ana Mendes Godinho, e pela CASES - Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, com quem há uma comunicação diária, que potenciaram a divulgação da mesma pelos seus canais próprios.
Houve ainda algumas Uniões Distritais de IPSS e diversos municípios que se juntaram à causa, apoiando a divulgação, tendo também todos os Centros Distritais da Segurança Social se associado divulgando a iniciativa junto das IPSS pelos canais privilegiados que também têm.
“Há voluntários de todos os distritos, de quase todos os concelhos” inscritos na bolsa de disponíveis e “os pedidos das instituições têm chovido, na ordem dos 10 a 15 por dia”, revela Tiago Abalroado.
A Unitate nesta fase faz a mediação com as instituições que necessitam de cozinheiras, médicos ou outro pessoal com os voluntários, colocando-os em contacto.
“Já enviámos muita gente para as instituições e houve mesmo um caso curioso. Uma senhora que encaminhámos ligou-nos a dizer que queria sair da bolsa porque tinha arranjado emprego. Ou seja, ela já tinha passado pela instituição e os dirigentes quando viram que era ela, como estavam mesmo necessitados de preencher aquela vaga, contrataram-na”, conta, satisfeito, Tiago Abalroado.
Todos os que queiram disponibilizar-se para voluntariado nas IPSS, independentemente do local de residência, inscreva-se em https://unitate.typeform.com/to/aNoBPe.

 

Data de introdução: 2020-04-06



















editorial

O COMPROMISSO DE COOPERAÇÃO: SAÚDE

De acordo com o previsto no Compromisso de Cooperação para o Setor Social e Solidário, o Ministério da Saúde “garante que os profissionais de saúde dos agrupamentos de centros de saúde asseguram a...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Imigração e desenvolvimento
As migrações não são um fenómeno novo na história global, assim como na do nosso país, desde os seus primórdios. Nem sequer se trata de uma realidade...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Portugal está sem Estratégia para a Integração da Comunidade Cigana
No mês de junho Portugal foi visitado por uma delegação da Comissão Europeia contra o Racismo e a Intolerância do Conselho da Europa, que se debruçou, sobre a...