ACAPO quer mais deficientes nos centros de decisão

No dia em que comemora o seu 16.º Aniversário (20 de Outubro), a ACAPO, em audiência concedida para o efeito, vai entregar uma Petição para a representatividade das pessoas com deficiência nos diversos centros de poder.

É urgente alcançar progressos assinaláveis na dignificação e integração das pessoas com deficiência. Não obstante os significativos progressos alcançados ao longo das últimas décadas, as pessoas com deficiência ainda estão longe de gozar plena cidadania.

No entender da ACAPO, uma das causas que mais contribui para tal estado de coisas é a falta de representatividade das pessoas com deficiência nos diversos centros de poder (políticos, económicos e sociais). Se analisarmos a situação dos deficientes vemos que cerca de um em cada dez Portugueses são pessoas com deficiência; menos de uma em cada quatro pessoas com deficiência têm emprego; o nível médio de vida das pessoas com deficiência é bastante inferior ao dos restantes cidadãos; o nível educativo médio das pessoas com deficiência é bastante inferior ao da restante população. É preciso mudar!

Assim, a ACAPO irá entregar hoje, dia 20 de Outubro, pelas 12h30, ao Presidente da Assembleia da República a PETIÇÃO para que este assunto seja debatido em plenário.



 

Data de introdução: 2005-10-20



















editorial

Voltar a casa

Sucede que a falta de motivação das IPSS para colocarem a sua rede de ERPI ao serviço do escoamento das situações de internamento hospitalar inapropriado, nas condições atualmente em vigor, se afigura amplamente justificada (...)

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

O risco de retrocesso nos apoios à vida independente
O Orçamento de Estado para 2026 foi justamente elogiado por se abster dos clássicos “cavaleiros orçamentais”, designação pela qual são conhecidas as...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Que espero do novo Presidente da República?
Está próxima a eleição do novo Alto Magistrado da Nação. Temos mais duas semanas para que os candidatos, de forma serena, com objetividade e no âmbito dos...