Faleceu o padre Virgílio Mendes Ardérius, um dedicado dirigente de IPSS e um apaixonado pela Comunicação Social.
A Câmara da Guarda decretou luto municipal, durante dois dias (17 e 18 de maio), com colocação da bandeira do município a meia haste, “em expressão de justa homenagem”.
O funeral decorreu na cidade da Guarda, tendo o féretro seguido em cortejo para Unhais da Serra, terra Natal de Virgílio Mendes Ardérius, 90 anos, nascido a 30 de julho de 1932. Licenciou-se em Filosofia, diplomado em Pedagogia, pós-graduado em Ciências da Comunicação, e curso de Teologia, frequentou os seminários da Diocese da Guarda e foi ordenado sacerdote, a 6 de abril de 1957.
Pedagogo e professor em várias escolas do distrito da Guarda, entre 1975 e 1996, criou a Fundação Frei Pedro, o ISACE – Instituto Superior de Administração Comunicação e Empresa, uma instituição privada de ensino superior, e o Centro de Formação Assistência e Desenvolvimento (CFAD).
O padre Virgílio Mendes Ardérius foi ainda durante muito tempo presidente da UDIPSS Guarda.
A grande paixão pela comunicação fez dele, igualmente, jornalista, tendo fundado vários jornais e rádios, como o «Teixoso Unido» e «Terras da Beira» e as emissoras Rádio F, Rádio Satão, Rádio NOAR (Viseu) e Rádio Fronteira (Vilar Formoso).
Não há inqueritos válidos.