UNIÃO DISTRITAL DAS IPSS DA GUARDA

Faleceu o padre Virgílio Mendes Ardérius

Faleceu o padre Virgílio Mendes Ardérius, um dedicado dirigente de IPSS e um apaixonado pela Comunicação Social.

A Câmara da Guarda decretou luto municipal, durante dois dias (17 e 18 de maio), com colocação da bandeira do município a meia haste, “em expressão de justa homenagem”.

O funeral decorreu na cidade da Guarda, tendo o féretro seguido em cortejo para Unhais da Serra, terra Natal de Virgílio Mendes Ardérius, 90 anos, nascido a 30 de julho de 1932. Licenciou-se em Filosofia, diplomado em Pedagogia, pós-graduado em Ciências da Comunicação, e curso de Teologia, frequentou os seminários da Diocese da Guarda e foi ordenado sacerdote, a 6 de abril de 1957.

Pedagogo e professor em várias escolas do distrito da Guarda, entre 1975 e 1996, criou a Fundação Frei Pedro, o ISACE – Instituto Superior de Administração Comunicação e Empresa, uma instituição privada de ensino superior, e o Centro de Formação Assistência e Desenvolvimento (CFAD).

O padre Virgílio Mendes Ardérius foi ainda durante muito tempo presidente da UDIPSS Guarda.

A grande paixão pela comunicação fez dele, igualmente, jornalista, tendo fundado vários jornais e rádios, como o «Teixoso Unido» e «Terras da Beira» e as emissoras Rádio F, Rádio Satão, Rádio NOAR (Viseu) e Rádio Fronteira (Vilar Formoso).

 

Data de introdução: 2023-05-18



















editorial

NO CINQUENTENÁRIO DO 25 DE ABRIL

(...) Saudar Abril é reconhecer que há caminho a percorrer e seguir em frente: Um primeiro contributo será o da valorização da política e de quanto o serviço público dignifica o exercício da política e o...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Liberdade e Democracia
Dentro de breves dias celebraremos os 50 anos do 25 de Abril. Muitas serão as opiniões sobre a importância desta efeméride. Uns considerarão que nenhum benefício...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Novo governo: boas e más notícias para a economia social
O Governo que acaba de tomar posse tem a sua investidura garantida pela promessa do PS de não apresentar nem viabilizar qualquer moção de rejeição do seu programa.