XVI FESTA DA SOLIDARIEDADE – PORTALEGRE 2023

“Ser solidário é ter um gesto, é dar um abraço a quem dele precisa”

A terceira etapa da viagem solidária pelo distrito de Portalegre levou a Chama da Solidariedade a Elvas, a Campo Maior e ainda a Arronches, em mais uma jornada de grande participação das IPSS de cada concelho a que as populações locais têm aderido de forma entusiástica.
Pela fresca da manhã (se de fresca se pode falar!), a flama solidária chegou a Elvas, onde foi recebida de forma acolhedora por muitos utentes das diversas instituições concelhias, com especial destaque para os representantes da APPACDM, que proporcionaram um excelente momento musical a todos os que se reuniram em torno da Chama da Solidariedade, na Praça da República.
Anabela Cartas, vice-presidente da autarquia de Elvas, foi a anfitriã, em representação do presidente José Rondão Almeida, e lembrou que “ser solidário é dar uma palavra, ter um gesto, dar um abraço a quem dele precisa, não é apenas dar dinheiro”.
O momento de música tradicional protagonizado pelos utentes da APPACDM de Elvas animou todos os presentes e ainda atraiu alguns transeuntes.
Dali, a Chama seguiu para Campo Maior, vila marcada pela figura do empresário Rui Nabeiro, falecido em 2023. Junto da estátua que, no centro da localidade, perpetua o legado do comendador no território decorreu a cerimónia que serviu igualmente para homenagear o «Senhor Delta».
O seu legado social levou a CNIS e a UDIPSS Portalegre a homenagear o empresário, colocando uma coroa de flores junto à estátua em Campo Maior, numa cerimónia que contou com a participação do filho João Manuel Nabeiro, do edil Rui Rosinha, de muitos dirigentes de instituições locais e de várias crianças e idosos utentes das respostas sociais das IPSS locais.
Esse legado ficou inscrito na passagem da Chama por Degolados, uma localidade às portas de Campo Maior, o Centro de Dia e Lar Nossa Senhora da Graça, instituição de que Rui Nabeiro foi fundador e sócio honorário.
Estava a Chama a caminho de Arronches, última paragem da terceira jornada que ocupou toda esta quarta-feira.
Ali, a receção ao símbolo do espírito solidário das IPSS portuguesas foi, talvez, a mais entusiástica até ao momento. Com a GNR a abrir caminho, transportada pelos Bombeiros Voluntários de Arronches e escoltada por um numeroso grupo de motards muito peculiar, a Chama da Solidariedade foi recebida em frente à Câmara Municipal de Arronches por muitos representantes de todas as cinco IPSS do concelho, mas também muitos populares que se juntaram à festa, que foi animada, não só pela Fanfarra dos Bombeiros, que depois escoltou a partida da flama solidária, mas também pelo Grupo de Pedrinhas de Arronches.
João Crespo, presidente da autarquia, começou por dizer que “Arronches é um concelho solidário e sempre disponível e isto é feito pelas nossas cinco IPSS”, deixando um agradecimento a todas, “em especial, aos dirigentes voluntários e aos trabalhadores, que o fazem sempre com grandes dificuldades financeiras”.
Esta quinta-feira, a Chama da Solidariedade começa a quarta etapa da Volta ao Portalegre Solidário em Gavião, segue por Nisa e termina no Crato.
Devido às previsões de chuva para sábado, a realização da XVI Festa da Solidariedade sofreu uma alteração de local, deixando de ser no Jardim da Avenida da Liberdade, passando para o auditório da Câmara Municipal de Portalegre.

 

Data de introdução: 2023-10-11



















editorial

Voltar a casa

Sucede que a falta de motivação das IPSS para colocarem a sua rede de ERPI ao serviço do escoamento das situações de internamento hospitalar inapropriado, nas condições atualmente em vigor, se afigura amplamente justificada (...)

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

O risco de retrocesso nos apoios à vida independente
O Orçamento de Estado para 2026 foi justamente elogiado por se abster dos clássicos “cavaleiros orçamentais”, designação pela qual são conhecidas as...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Que espero do novo Presidente da República?
Está próxima a eleição do novo Alto Magistrado da Nação. Temos mais duas semanas para que os candidatos, de forma serena, com objetividade e no âmbito dos...