COMITIVA TEVE ENCONTROS DE TRABALHO COM ALGUMAS SECRETARIAS REGIONAIS

Equipa da CNIS deslocou-se à Madeira para sentir o pulso às IPSS associadas

Uma comitiva da CNIS, liderada pelo seu presidente, deslocou-se, na primeira semana de março, à ilha da Madeira para uma série de reuniões com IPSS, a União Regional e diversas entidades governamentais regionais.
A visita de trabalho durou três dias e, logo no primeiro, a equipa do Departamento Técnico, encabeçada por Filomena Bordalo, que esteve assessorada por Mafalda Jesus e Patrícia Monteiro, acompanhada por alguns elementos da UIPSS Madeira, liderada pela presidente Maria do Céu Carreira, reuniu com duas instituições associadas, uma da área da infância e outra dedicada à terceira idade.
“É muito importante a CNIS conhecer a realidade das instituições para melhor poder apoiar”, refere, ao Solidariedade, Filomena Bordalo acerca do propósito do encontro, lembrando ainda que na bagagem a equipa levou o Compromisso de Cooperação para o Sector Social e Solidário 2023-2024, mas este, “apesar de ser aplicável na Madeira, tem algumas diferenças” que importa conhecer.
No segundo dia, já com a presença do padre Lino Maia e do vice-presidente Eleutério Alves, a comitiva da CNIS teve reuniões de trabalho com a secretária Regional da Inclusão e Juventude, Ana Maria Freitas, e ainda com o secretário Regional da Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho. O dia foi ainda aproveitado para uma reunião com os membros dos órgãos sociais da UIPSS Madeira.
O terceiro e último dia começou com uma reunião com a presidente do conselho diretivo do Instituto da Segurança Social Madeira (ISS M), Micaela de Freitas, terminando com um encontro com as instituições associadas do arquipélago, que contou com a presença do vice-presidente do ISS M, Francisco da Silva.
“Nesta reunião, para além do Compromisso de Cooperação, foi um momento em que as IPSS colocaram as suas expectativas, dificuldades e preocupações, essencial para as melhor podermos ajudar”, explica Filomena Bordalo, que faz um balanço positivo do contacto com as IPSS, UIPSS e Governo Regional da Madeira: “É muito importante este contacto direto, não só com as instituições e com a União, mas também junto das Secretarias Regionais para abordar questões genéricas que têm que ver com a cooperação e com o papel do Sector Social Solidário, das IPSS e da UIPSS da região como parceiros na definição e implementação das políticas sociais”.
Por seu turno, Maria do Céu Carreira considera muito importante a visita de trabalho da equipa da CNIS e justifica: “Falar e refletir sobre Cooperação, consolidando aprendizagens, parcerias e compromissos, é sempre um caminho desafiante e envolvente e, necessariamente, obrigatório. Fazer esta caminhada com a CNIS, sentirmo-nos parceiros e aprendentes, em viagem que nos impele, cada vez mais, para a exigência de percebermos os sinais dos tempos, foi um enorme e gratificante privilégio”.
Para a presidente da UIPSS Madeira, “os três dias de ação e reflexão intensas, corporizadas em encontros com IPSS e com as Secretarias Regionais e o Instituto da Segurança Social, foram muito significativos e significantes, no contexto dos múltiplos desafios que se colocam no quotidiano das instituições, e da certeza, que é com todos, em parceria, que o todo se vai, em crescendo, efetivando”.
Acima de tudo, a UIPSS Madeira “agradece esta caminhada conjunta no âmbito do aprofundamento da Cooperação”.

 

Data de introdução: 2024-03-13



















editorial

O COMPROMISSO DE COOPERAÇÃO: SAÚDE

De acordo com o previsto no Compromisso de Cooperação para o Setor Social e Solidário, o Ministério da Saúde “garante que os profissionais de saúde dos agrupamentos de centros de saúde asseguram a...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Imigração e desenvolvimento
As migrações não são um fenómeno novo na história global, assim como na do nosso país, desde os seus primórdios. Nem sequer se trata de uma realidade...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Portugal está sem Estratégia para a Integração da Comunidade Cigana
No mês de junho Portugal foi visitado por uma delegação da Comissão Europeia contra o Racismo e a Intolerância do Conselho da Europa, que se debruçou, sobre a...