FAMÍLIAS NUMEROSAS

Ribeiro e Castro alerta Comissário Europeu

Os deputados ao Parlamento Europeu José Ribeiro e Castro, Presidente do CDS-PP, Zuzana Roithova (República Checa), Marie Panayotopoulos-Cassiotou (Grécia), todos membros do Grupo PPE-DE, reuniram com o Comissário Europeu para o Emprego e Assuntos Sociais, Vladimir Spidla, com o objectivo de discutir as dificuldades e necessidades específicas das famílias numerosas. 

Os deputados chamaram a atenção do Comissário para questões como a segurança social, a política fiscal e a conciliação entre a vida familiar e profissional que vêm causando um impacto particularmente negativo na vida das famílias que têm três ou mais filhos.

José Ribeiro e Castro, que presidiu ao grupo e que tomou a iniciativa de promover a reunião, deu a conhecer ao Comissário Spidla a Confederação Europeia de Associações de Famílias Numerosas [European Large Families Associations Confederation (ELFAC)]. Ribeiro e Castro propôs que a ELFAC seja recebida pelo Comissário de modo a que este possa ouvir os seus problemas e expectativas relatados na primeira pessoa e sugeriu a oportunidade do estabelecimento de uma colaboração com a Comissão.Vladimir Spidla foi receptivo a estas sugestões e manifestou-se disponível para receber a ELFAC. 

O Presidente do CDS-PP propôs ainda a Vladimir Spidla a realização de um Fórum Europeu das Famílias Numerosas com o apoio da Comissão Europeia que visaria discutir e aprofundar estas matérias, trocar experiências e procurar as melhores soluções para os problemas e necessidades das famílias numerosas. Spidla manifestou interesse pela proposta e informou que a teria em conta no quadro da avaliação do Livro Verde sobre a Demografia que a Comissão leva presentemente a cabo.

Por último, Ribeiro e Castro e as duas outras deputadas do PPE-DE chamaram a atenção para a conveniência de, na próxima revisão da Directiva europeia sobre o IVA, vir a ser consagrada a possibilidade de os Estados-membros aplicarem taxas de IVA reduzidas para os produtos básicos para criança.
Os deputados puseram o Comissário a par da controvérsia recentemente aberta a propósito da taxa de IVA aplicável às fraldas descartáveis para bebés e pediram o apoio de Spidla não só neste particular, mas também para uma previsão geral que possa abranger todos os produtos básicos para crianças – uma importante medida de apoio às famílias europeias e à natalidade. O Comissário mostrou-se sensibilizado e prometeu interessar-se junto do seu colega responsável pela área da fiscalidade.

Os três deputados foram ainda unânimes no entendimento que a família não pode ser vista apenas em termos demográficos, mas também como um factor insubstituível de coesão social.

 

Data de introdução: 2005-11-11



















editorial

Voltar a casa

Sucede que a falta de motivação das IPSS para colocarem a sua rede de ERPI ao serviço do escoamento das situações de internamento hospitalar inapropriado, nas condições atualmente em vigor, se afigura amplamente justificada (...)

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

O risco de retrocesso nos apoios à vida independente
O Orçamento de Estado para 2026 foi justamente elogiado por se abster dos clássicos “cavaleiros orçamentais”, designação pela qual são conhecidas as...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Que espero do novo Presidente da República?
Está próxima a eleição do novo Alto Magistrado da Nação. Temos mais duas semanas para que os candidatos, de forma serena, com objetividade e no âmbito dos...