FUNDAÇÃO ADFP, MIRANDA DO CORVO

Centro Social Altruísmo assinalou 20 anos de dedicação a Lamas

O Centro Social Altruísmo, situado em Lamas, celebrou o seu 20.º aniversário, num momento festivo carregado de emoção, gratidão e espírito de missão.
O Centro Social que atualmente funciona como Centro de Dia é uma das respostas sociais da Fundação ADFP, de Miranda do Corvo, e “a data representa duas décadas de trabalho contínuo em prol da comunidade local, sempre com foco no bem-estar e na dignidade das pessoas”.
Desde a sua criação, o Centro tem sido casa para muitos, “promovendo diariamente um ambiente de carinho, conforto e alegria”, lê-se na nota enviada pela Fundação ADFP, prosseguindo: “Ao longo destes 20 anos, a equipa de profissionais, técnica e operacional tem demonstrado uma entrega exemplar, marcada pela humanização dos cuidados e pelo compromisso com os valores da solidariedade”.
As comemorações realizaram-se durante um almoço de aniversário que reuniu utentes, colaboradoras, a diretora técnica Célia Cardoso, a coordenadora Adélia Sá Marta, ainda a docente Isabel Desidério e Célia Rodrigues e José Palrinhas, membros do Conselho de Administração da Fundação ADFP.
O Centro chegou a ter respostas para a infância e, como agora só funciona com idosos, parte do edifício está desaproveitado, estando a Fundação a estudar a possibilidade de ali integrar outras valências.
O Centro Social de Lamas funciona atualmente com um Centro de Dia, sendo uma resposta social que consiste na prestação de serviços diferenciados para os idosos. Apesar de ter capacidade para 40 utentes, neste momento tem apenas acordo de cooperação com a Segurança Social para 18.

 

Data de introdução: 2025-05-06



















editorial

MULTIDIMENSIONALIDADE DO ENVELHECIMENTO

(...) A forma como a sociedade encara os mais velhos, uma visão redutora, apenas como custos, parecendo ignorar o valor que eles transportam na sociedade e nas famílias, precisa ser urgentemente corrigida, quantificando o seu valor social. O aumento do...

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Para regionalizar sem fragmentar a educação e formação profissional
A descentralização da educação em Portugal ganhou um novo impulso com a transferência de competências para as Comissões de Coordenação e...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Cooperação entre as autarquias e as IPSS
Decerto que já tomaram posse todos os eleitos para os órgãos municipais e os das Juntas de Freguesia. É a hora de começar a pôr em prática, progressivamente,...