ANGARIAÇÃO DE FUNDOS

Casa de Santo António

Fundada em 1931 pelo Prof. Doutor D. Pedro da Cunha, ginecologista/obstetra da Maternidade Alfredo da Costa, a Casa de Santo António é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) financiada a 50% pela Segurança Social.

Com o objectivo primordial de acolher jovens grávidas, oferecendo-lhe as condições de que necessitam, a Casa de Santo António, auxiliada por um grupo de técnicos, trabalha para alcançar a reinserção social das jovens mães.

A Casa de Santo António acolhe actualmente cerca de 20 mães adolescentes e seus bebés. No entanto, desde constituição da Casa, em 1931, por esta instituição já passaram mais de 2500 jovens mães e seus filhos à procura de auxílio.

As jovens grávidas chegam à Casa de Santo António através dos Tribunais, Maternidades, Santa Casa da Misericórdia, Centros Regionais de Segurança Social e Centros de Saúde e Comissões de Protecção a Crianças e Jovens em risco. Os seus processos são desenvolvidos de forma contínua e são acompanhados de perto num trabalho conjunto entre os técnicos da Casa -psicólogas, assistentes sociais, monitoras. O tempo médio de estadia na casa é de 3 anos, período durante o qual é efectuado um processo de reeducação e as mães são preparadas para uma reintegração na sociedade. 

Contactos:
Maria Nesbitt Gonçalves Furtado
Relações Públicas responsável pelo Dept. de Comunicação
21 395 52 41 
Cpasa.rp@mail.telepac.pt


 

Data de introdução: 2005-12-14



















editorial

Voltar a casa

Sucede que a falta de motivação das IPSS para colocarem a sua rede de ERPI ao serviço do escoamento das situações de internamento hospitalar inapropriado, nas condições atualmente em vigor, se afigura amplamente justificada (...)

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

O risco de retrocesso nos apoios à vida independente
O Orçamento de Estado para 2026 foi justamente elogiado por se abster dos clássicos “cavaleiros orçamentais”, designação pela qual são conhecidas as...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Que espero do novo Presidente da República?
Está próxima a eleição do novo Alto Magistrado da Nação. Temos mais duas semanas para que os candidatos, de forma serena, com objetividade e no âmbito dos...