SOLIDARIEDADE COM AS VÍTIMAS DOS INCÊNDIOS

Cáritas de Leiria entrega duas novas habitações

Com a presença de diversas entidades civis e religiosas, duas habitações acabadas de erguer vão ser entregues esta sexta-feira, dia 23, a duas famílias da freguesia de Carnide, que viram feitas em cinza as suas casas e haveres, no verão passado. 

São as primeiras, dum lote de 5 habitações, que resultam do protocolo estabelecido entre a Cáritas de Leiria a Câmara de Pombal, com a primeira a assegurar o financiamento das construções e a segunda a assumir a elaboração dos projectos e outros aspectos técnicos.
“Ter sido possível, decorridos quatro meses, deixar assinalado de forma tão expressiva a festa universal da solidariedade e da paz, deixa conscientes do dever cumprido todos os intervenientes, incluindo os milhares de portugueses que se associaram à Caritas para reunir os meios que tornam possível estas e outras realizações”, refere um comunicado da organização católica.

Solidariedade da Ilha do Corvo 

Laços fortes de solidariedade vão ligar neste Natal a longínqua ilha do Corvo às famílias de Carnide que mais sofreram com os incêndios.
A ideia nasceu do jovem pároco daquela ilha açoreana, P. Alexandre Medeiros, que concebeu para sua comunidade de 300 corvinos um presépio vivo. Com nomes, pessoas e rostos, com vida e com história, marcadas pela dor e pelo sofrimento. As imagens de destruição que lhe chegaram, encaminharam-no para Leiria-Fátima, Carnide em particular, através da Cáritas.
Nesta quadra propõe à sua comunidade uma experiência de Natal centrada no apoio a uma família concreta de Carnide, para ajudar na edificação do seu novo lar. 

Fonte: Agência Ecclesia

 

Data de introdução: 2005-12-29



















editorial

SUSTENTABILIDADE

Quando o XXIV Governo Constitucional dá os primeiros passos, o Sector Social Solidário, que coopera com o Estado, deve retomar alguns dossiers. Um deles e que, certamente, se destaca, é o das condições de sustentabilidade que constituem o...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Agenda 2030 e as IPSS
Em Portugal é incomensurável a ação que as cerca de 5 mil Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) existentes, têm vindo a realizar.  As...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

A gratuitidade das creches entre o reforço do setor social e a privatização liberal
 A gratuitidade das creches do sistema de cooperação e das amas do Instituto de Segurança Social, assumida pela Lei Nº 2/2022, de 3 de janeiro, abriu um capítulo novo...