ANÚNCIO DE JOSÉ SÓCRATES NO PARLAMENTO

Complemento Solidário para Idosos a pagamento em Maio

O primeiro-ministro, José Sócrates, anunciou, esta sexta-feira, dia 24, no habitual debate mensal na Assembleia da República, que o Complemento Solidário para Idosos, uma prestação extraordinária que visa ajudar a terceira idade com rendimentos mensais abaixo dos 300 euros, vai começar a ser pago já a partir de Maio. 

Falando no hemicíclo, Sócrates assumiu o combate à pobreza entre os idosos como «uma obrigação constitucional» e «uma prioridade clara», recordando que, actualmente, «30% dos nossos idosos são pobres», sobrevivendo «com um rendimento mensal abaixo dos 300 euros». «É para estes que tem de ir a nossa preocupação principal», sentenciou.
Com o objectivo de combater esta realidade, o Governo criou «o Complemento Solidário para Idosos (CSI)», «uma prestação extraordinária que, no prazo de uma legislatura, permitirá que deixem de existir idosos com rendimentos abaixo dos 300 euros por mês».

Destacando o facto de «antes de concluído o primeiro ano de mandato», o Governo ter já concluído «todo o trabalho técnico e legislativo, o primeiro-ministro revelou ainda que «foram já apresentados mais de 200 requerimentos» de idosos a pedir o CSI, sendo que os primeiros «vão começar a ser pagos já no próximo mês de Maio».

«O Governo decidiu encurtar os prazos, antecipando em um ano o pagamento do Complemento Solidário para Idosos. Assim, já em 2007, todos os idosos carenciados com mais de 65 anos poderão requerer o complemento.» 

Fonte: Diário Digital

 

Data de introdução: 2006-02-28



















editorial

O COMPROMISSO DE COOPERAÇÃO: SAÚDE

De acordo com o previsto no Compromisso de Cooperação para o Setor Social e Solidário, o Ministério da Saúde “garante que os profissionais de saúde dos agrupamentos de centros de saúde asseguram a...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Imigração e desenvolvimento
As migrações não são um fenómeno novo na história global, assim como na do nosso país, desde os seus primórdios. Nem sequer se trata de uma realidade...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Portugal está sem Estratégia para a Integração da Comunidade Cigana
No mês de junho Portugal foi visitado por uma delegação da Comissão Europeia contra o Racismo e a Intolerância do Conselho da Europa, que se debruçou, sobre a...