Lar para idosos portugueses em Sidney

A comunidade portuguesa em Sidney, na Austrália está a promover uma campanha de angariação de fundos, sob o mote "Todos Juntos é Possível", que se destina à construção de um lar de idosos, e que angariou, num ano, 184 mil euros.

Ilídio Teixeira, presidente da Associação para a Terceira Idade Portuguesa, garantiu à Lusa que a campanha visa construir um lar específico para a comunidade portuguesa no Estado australiano de Nova Gales do Sul.

A associação foi fundada com o objectivo de concretizar este projecto pioneiro, criando um local onde os mais velhos possam falar português, comer pratos tradicionais, e ter acesso aos media portugueses.

Ilídio Teixeira considera que estes idosos quando vão para os lares «sofrem mais», no sentido em que diminuem os seus «conhecimentos de inglês, e a sua qualidade de vida baixa muito».

O presidente da associação acredita que serão necessários cerca de 20 milhões de dólares australianos (aproximadamente 12 milhões de euros) para concretizar este projecto, o que engloba a compra do terreno e a construção de uma infra-estrutura com 120 quartos e apartamentos.

Os promotores do projecto sublinham que este é «um projecto a longo prazo», mas acreditam que é possível concretizá-lo mais cedo do que esperavam, e para tal, pretendem sensibilizar os governos australiano e português, no sentido de conseguirem "ajuda substancial para uma iniciativa justa". 

Fonte: Notícias portugalmail

 

Data de introdução: 2006-03-18



















editorial

IMPORTÂNCIA ECONÓMICA E SOCIAL DAS IPSS

Para uma quantificação atualizada da importância social e económica das Instituições Particulares de Solidariedade Social em Portugal a CNIS assegurou o financiamento do Programa Pessoas 2030, medida “capacitação dos...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

A missão das IPSS em cenários de calamidades
A prevenção é a melhor medida na resposta a situações de catástrofe, seja qual for a sua natureza. Porém, parece que a cultura que se entranhou na maioria...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

O retrocesso da integração das comunidades ciganas
Portugal não dispõe, há três anos, de uma estratégia para a integração das comunidades ciganas.