A campanha antitabagista "Help", promovida pela União Europeia, vai prosseguir este ano com a realização, em todos os Estados-membros, de testes do monóxido de carbono no ar expirado, tendo vários comissários europeus dado o "exemplo" em Bruxelas.
Cerca de uma dezena de comissários do executivo liderado por Durão Barroso, entre os quais o comissário com a pasta da Saúde e Defesa do Consumidor, Markos Kyprianou, submeteram-se hoje aos testes diante da sede da Comissão, onde foram montadas 25 tendas semelhantes àquelas que vão percorrer a Europa entre o corrente mês e Outubro.
O comissário europeu da Saúde sublinhou na ocasião que o monóxido de carbono, uma substância cancerígena extremamente tóxica, é um dos componentes mais perigosos do fumo do tabaco e que em níveis elevados está associado a uma redução do rendimento cardíaco, um aumento do risco de coágulos sanguíneos e a uma perturbação do
desenvolvimento do feto em mulheres grávidas.
Ao apresentar a mais recente iniciativa da "maior campanha de sensibilização" sobre os malefícios do tabaco levada a cabo na União Europeia, Kyprianou indicou que a campanha se dirige sobretudo aos jovens e também aos näo fumadores, pois visa chamar igualmente a
atenção para os riscos do tabagismo passivo. Os dados recolhidos durante esta campanha serão utilizados como base para um estudo europeu.
A iniciativa vai chegar a Portugal no Verão, estando prevista a montagem das tendas "Help" num centro comercial de Lisboa a 24 e 25 de Junho e numa superfície comercial do Porto a 08 e 09 de Julho.
29.03.2006
Não há inqueritos válidos.