INICIATIVA DA ELO SOCIAL

II Seminário Transnacional do projecto Voca II

A Elo Social – Associação para a Integração e Apoio ao Deficiente Jovem e Adulto, promove, na sua sede em Lisboa, entre 11 e 13 de Junho de 2006, o II Seminário Transnacional do projecto Voca II, no âmbito do programa europeu Leonardo da Vinci.

Catorze parceiros de sete países europeus irão encontrar-se em Lisboa, de 11 a 13 de Junho, sendo anfitrião o parceiro português, ELO Social. O projecto VOCA2, suportado pelo ramo Leonardo da União Europeia, irá efectuar o seu segundo encontro na capital Portuguesa, onde se irá progredir no sentido de encontrar modos de integrar as pessoas portadoras de deficiência no mercado de trabalho.

Já muito se realizou para assegurar que as pessoas portadoras de deficiência tenham acesso à formação profissional e ao apoio para assegurar o seu trabalho. No entanto, estes empregos são frequentemente de curta duração porque, quer as pessoas portadoras de deficiência, quer os seus empregadores, encontram dificuldades que não haviam antecipado. O projectoVOCA2 pretende permitir uma avaliação adequada, tanto do potencial empregado como do trabalho que se pretende que realize, de modo a que essas dificuldades possam ser previstas e ultrapassadas.

A abordagem escolhida é através da figura de um mentor. Cada pessoa portadora de deficiência terá um mentor que possa avaliar as necessidades quer do potencial empregado quer do local de trabalho. O mentor trabalhará então com ambas as partes de modo a encontrar soluções para desafios previsíveis. A relação com o mentor continuará até que o empregado portador de deficiência e o seu empregador estejam ambos satisfeitos com o resultado atingido. Um aspecto chave desta abordagem através da figura do mentor é que a pessoa tutelada, a pessoa portadora de deficiência, estará numa relação de igualdade com o seu mentor. Este tipo de suporte deverá resultar num emprego mais permanente para as pessoas portadoras de deficiência.

O projecto VOCA2 basear-se-á em cursos da função de mentor já existentes para desenvolver um curso especialmente adequado a esta situação. Estes cursos serão então testados nos sete países parceiros no projecto e as melhores práticas serão reconhecidas e disseminadas num manual e através de muitos outros canais tais como Comunidades de Prática, conferências e artigos. O projectoVOCA2 trabalhará depois no sentido de que o curso de formação de mentores resultante seja oficialmente reconhecido pelas autoridades dos países parceiros.

A União Europeia está cada vez mais consciente de que muitos dos projectos que apoia poderiam beneficiar da colaboração entre si e o encontro do projecto VOCA2 em Lisboa, Portugal, englobará o grupo do projecto Me Myself I, que pretende desenvolver a função de mentor para grupos vulneráveis tais como jovens transgressores, refugiados e pessoas à procura de asilo. Faremos um intercâmbio para procurar onde existam oportunidades de colaboração.

Será possível encontrar mais informação sobre o projecto VOCA2 em http://www.voca.dk

Contacto:
Anfitrião em Portugal
António Martins
Elo Social
Av. Dr. Alfredo Bensaúde (Azinhaga do Casquilho nº 1)
PT- 1800-174 LISBOA
Portugal
00351 218540360
elo.social@netcabo.pt

Director de projecto
Anne Fox
Grenaa Handelsskole
N P Josiassensvej 44
DK 8500 Grenaa
Denmark
0045 87580442
af@ghs.dk

 

Data de introdução: 2006-06-11



















editorial

IMPORTÂNCIA ECONÓMICA E SOCIAL DAS IPSS

Para uma quantificação atualizada da importância social e económica das Instituições Particulares de Solidariedade Social em Portugal a CNIS assegurou o cofinanciamento do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE),...

Não há inqueritos válidos.

opinião

JOSÉ A. SILVA PENEDA

A sustentabilidade da Segurança Social
Quando se tenta perspetivar o que pode acontecer no futuro aos sistemas de segurança social há variáveis que são mais fáceis de prever, mas também existem outras...

opinião

EUGÉNIO FONSECA, PRES. CONF. PORTUGUESA DO VOLUNTARIADO

Só quando for um desígnio nacional será erradicada a pobreza
Nas últimas semanas, a pobreza em Portugal voltou a ser tema de abertura em todos os medias. Esta atenção especial deveu-se a informações preocupantes emanadas de fontes...