PROJECTO CRESCER CIDADÃO

Balanço Final

O Projecto “Crescer Cidadão”, financiado pela Iniciativa Comunitária EQUAL, que desde 2002 tem vindo a desenvolver a sua intervenção na área da empregabilidade no concelho de Santarém, chegou ao seu terminus, em 8 de Junho de 2006.

Este Projecto teve como objectivo principal apoiar a população excluída ou em risco de exclusão social e profissional, fomentando o desenvolvimento das comunidades locais. A Parceria de Desenvolvimento (PD) é constituída pela ADSCS – Associação para o Desenvolvimento Social e Comunitário de Santarém, entidade interlocutora, ANJAF – Associação Nacional de Jovens para a Acção Familiar, CMS – Câmara Municipal de Santarém, Centro de Bem Estar Social de Vale de Figueira, Santa Casa da Misericórdia de Santarém e UDIPSSS – União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social de Santarém.

O Projecto inseriu-se no eixo da empregabilidade e visou a integração social e económica dos grupos desfavorecidos face ao emprego e por outro lado, procurou quebrar o isolamento das comunidades locais através da capacitação dos utilizadores para o aumento da eficiência do exercício de cidadania.
Durante a Acção 2 do Projecto foram implementados 5 CACI (Centros de Apoio ao Conhecimento e Integração) em locais estratégicos de forma a abranger todo o concelho de Santarém. Os CACI são estruturas locais de proximidade com as populações, vocacionados para apoiar e estimular a procura activa de emprego e contribuir para o exercício de uma cidadania activa, promovendo o empowerment das comunidades locais. Nesta fase do projecto foi também criado um Portal de Emprego, o qual está acessível em www.portalemprego.pt e constitui uma plataforma privilegiada para fazer a articulação entre a oferta e a procura de emprego, bem como divulgar concursos públicos, estágios, ofertas formativas e ainda notícias e estudos diversos no âmbito da cidadania.

No final da Acção 2, uma equipa de peritos externos validou o Portal de Emprego e o Guia Metodológico de Implementação e Funcionamento dos CACI como produtos de reconhecida qualidade, adequabilidade, transferibilidade e inovação, tendo assim os requisitos necessários para passar à Acção 3, que consistiu na sua disseminação a nível nacional.

O Guia Metodológico de Implementação e Funcionamento do CACI consiste na descrição da metodologia de acção utilizada para o funcionamento dos CACI através de um conjunto de orientações técnicas e administrativas assentes numa lógica de processo.
O desenvolvimento da intervenção dos CACI, tem como ferramenta de trabalho essencial o Portal de Emprego, criado pelo Projecto.
O Portal de Emprego está acessível à comunidade em geral, permitindo também um acesso às empresas, entidades formadoras, candidatos, CACI e parceiros através de um registo que permite o acesso a uma área reservada em que é possível a gestão de dados relativos à oferta e procura de emprego, formação, estágios ou voluntariado.

Neste momento, é já possível fazer um balanço do trabalho desenvolvido, desde 2002, dos produtos criados, da intervenção que realizámos, dos esforços desenvolvidos no sentido de colmatar as dificuldades no acesso ao emprego e do impacto obtido.
De referir que, como resultado do Projecto “Crescer Cidadão”, foram criados 59 CACI (Centros de Apoio ao Conhecimento e Integração), localizados em diferentes pontos do país, o que superou largamente as expectativas, visto que o objectivo inicial era a criação de 25 CACIs. Estes centros destinam-se principalmente a apoiar o indivíduo no seu processo de procura activa de emprego e valorização das suas competências pessoais e profissionais e vão continuar em funcionamento, após o final do projecto, em vários concelhos do país, onde foram implementados, de forma a facilitar o acesso ao emprego a todos os interessados, de uma forma mais descentralizada e próxima da população.

Para assegurar a prossecução dos objectivos, que estiveram na sua génese, e também para assegurar a sustentabilidade dos seus produtos, o Projecto Crescer Cidadão criou uma metodologia para o desenvolvimento da Rede CACI de forma que a sua intervenção continue a ser efectuada de forma integrada e sinergética, retirando o valor acrescentado da colaboração entre entidades com perfis e competências tão distintas, mas complementares.

A promoção da coesão e dinâmica da Rede, para estimular a partilha entre os seus membros e implementar uma cultura de aprendizagem e de confiança, é feita através do recurso à Comunidade de Prática. Desta forma a PD assegurou a continuidade do trabalho desenvolvido, projectado na Rede CACI, da qual é Coordenadora, contribuindo para minorar as situações de exclusão social e profissional, como tem vindo a fazer até ao culminar do projecto.

Para mais informações, contacte:

PROJECTO CRESCER CIDADÃO
Tel. 243305240
Fax: 243305246
Email: crescercidadao.adscs@sapo.pt

 

Data de introdução: 2006-06-26



















editorial

TRANSPORTE COLETIVO DE CRIANÇAS

Recentemente, o Governo aprovou e fez publicar o Decreto-Lei nº 57-B/2024, de 24 de Setembro, que prorrogou, até final do ano letivo de 2024-2025, a norma excecional constante do artº 5ºA, 1. da Lei nº 13/20006, de 17 de Abril, com a...

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

A segurança nasce da confiança
A morte de um cidadão em consequência de tiros disparados pela polícia numa madrugada, num bairro da área metropolitana de Lisboa, convoca-nos para uma reflexão sobre...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

A propósito do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza
No passado dia 17 de outubro assinalou-se, mais uma vez, o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza. Teve início em 1987, quando 100 000 franceses se juntaram na...