PROJECTO CRESCER CIDADÃO

Balanço Final

O Projecto “Crescer Cidadão”, financiado pela Iniciativa Comunitária EQUAL, que desde 2002 tem vindo a desenvolver a sua intervenção na área da empregabilidade no concelho de Santarém, chegou ao seu terminus, em 8 de Junho de 2006.

Este Projecto teve como objectivo principal apoiar a população excluída ou em risco de exclusão social e profissional, fomentando o desenvolvimento das comunidades locais. A Parceria de Desenvolvimento (PD) é constituída pela ADSCS – Associação para o Desenvolvimento Social e Comunitário de Santarém, entidade interlocutora, ANJAF – Associação Nacional de Jovens para a Acção Familiar, CMS – Câmara Municipal de Santarém, Centro de Bem Estar Social de Vale de Figueira, Santa Casa da Misericórdia de Santarém e UDIPSSS – União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social de Santarém.

O Projecto inseriu-se no eixo da empregabilidade e visou a integração social e económica dos grupos desfavorecidos face ao emprego e por outro lado, procurou quebrar o isolamento das comunidades locais através da capacitação dos utilizadores para o aumento da eficiência do exercício de cidadania.
Durante a Acção 2 do Projecto foram implementados 5 CACI (Centros de Apoio ao Conhecimento e Integração) em locais estratégicos de forma a abranger todo o concelho de Santarém. Os CACI são estruturas locais de proximidade com as populações, vocacionados para apoiar e estimular a procura activa de emprego e contribuir para o exercício de uma cidadania activa, promovendo o empowerment das comunidades locais. Nesta fase do projecto foi também criado um Portal de Emprego, o qual está acessível em www.portalemprego.pt e constitui uma plataforma privilegiada para fazer a articulação entre a oferta e a procura de emprego, bem como divulgar concursos públicos, estágios, ofertas formativas e ainda notícias e estudos diversos no âmbito da cidadania.

No final da Acção 2, uma equipa de peritos externos validou o Portal de Emprego e o Guia Metodológico de Implementação e Funcionamento dos CACI como produtos de reconhecida qualidade, adequabilidade, transferibilidade e inovação, tendo assim os requisitos necessários para passar à Acção 3, que consistiu na sua disseminação a nível nacional.

O Guia Metodológico de Implementação e Funcionamento do CACI consiste na descrição da metodologia de acção utilizada para o funcionamento dos CACI através de um conjunto de orientações técnicas e administrativas assentes numa lógica de processo.
O desenvolvimento da intervenção dos CACI, tem como ferramenta de trabalho essencial o Portal de Emprego, criado pelo Projecto.
O Portal de Emprego está acessível à comunidade em geral, permitindo também um acesso às empresas, entidades formadoras, candidatos, CACI e parceiros através de um registo que permite o acesso a uma área reservada em que é possível a gestão de dados relativos à oferta e procura de emprego, formação, estágios ou voluntariado.

Neste momento, é já possível fazer um balanço do trabalho desenvolvido, desde 2002, dos produtos criados, da intervenção que realizámos, dos esforços desenvolvidos no sentido de colmatar as dificuldades no acesso ao emprego e do impacto obtido.
De referir que, como resultado do Projecto “Crescer Cidadão”, foram criados 59 CACI (Centros de Apoio ao Conhecimento e Integração), localizados em diferentes pontos do país, o que superou largamente as expectativas, visto que o objectivo inicial era a criação de 25 CACIs. Estes centros destinam-se principalmente a apoiar o indivíduo no seu processo de procura activa de emprego e valorização das suas competências pessoais e profissionais e vão continuar em funcionamento, após o final do projecto, em vários concelhos do país, onde foram implementados, de forma a facilitar o acesso ao emprego a todos os interessados, de uma forma mais descentralizada e próxima da população.

Para assegurar a prossecução dos objectivos, que estiveram na sua génese, e também para assegurar a sustentabilidade dos seus produtos, o Projecto Crescer Cidadão criou uma metodologia para o desenvolvimento da Rede CACI de forma que a sua intervenção continue a ser efectuada de forma integrada e sinergética, retirando o valor acrescentado da colaboração entre entidades com perfis e competências tão distintas, mas complementares.

A promoção da coesão e dinâmica da Rede, para estimular a partilha entre os seus membros e implementar uma cultura de aprendizagem e de confiança, é feita através do recurso à Comunidade de Prática. Desta forma a PD assegurou a continuidade do trabalho desenvolvido, projectado na Rede CACI, da qual é Coordenadora, contribuindo para minorar as situações de exclusão social e profissional, como tem vindo a fazer até ao culminar do projecto.

Para mais informações, contacte:

PROJECTO CRESCER CIDADÃO
Tel. 243305240
Fax: 243305246
Email: crescercidadao.adscs@sapo.pt

 

Data de introdução: 2006-06-26



















editorial

Voltar a casa

Sucede que a falta de motivação das IPSS para colocarem a sua rede de ERPI ao serviço do escoamento das situações de internamento hospitalar inapropriado, nas condições atualmente em vigor, se afigura amplamente justificada (...)

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

O risco de retrocesso nos apoios à vida independente
O Orçamento de Estado para 2026 foi justamente elogiado por se abster dos clássicos “cavaleiros orçamentais”, designação pela qual são conhecidas as...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Que espero do novo Presidente da República?
Está próxima a eleição do novo Alto Magistrado da Nação. Temos mais duas semanas para que os candidatos, de forma serena, com objetividade e no âmbito dos...