CRIA - ABRANTES

Jovens formandos em festa

Cerca de meia centena de jovens e uma dezena de técnicos festejaram o final do primeiro semestre de formação profissional, no último dia de Julho, com um convívio no Hotel Abrantur, no Pego. A piscina e o espaço envolvente fez as delícias destes jovens que comemoravam o facto de terem ultrapassado o primeiro semestre deste ano e a partida para um mês de férias. A animação, os mergulhos e a boa disposição marcaram este dia diferente para os jovens, só possível graças à disponibilidade dos proprietários desta unidade hoteleira do concelho, que cedeu gratuitamente a utilização da piscina para que a festa destes jovens fosse possível.

A integração social é, paralelamente à aquisição dos conhecimentos profissionais, um dos objectivos traçados para os jovens com idades superiores a 15 anos, que sejam portadores de deficiência ou que se encontrem em grave situação de risco social, que integram os cursos de formação profissional ministrados no Centro de Recuperação Infantil de Abrantes.

Actualmente com 47 formandos, estes cursos desenvolvem-se em áreas tão diversas como Serralharia, Conservação e Restauro de Madeiras, Jardinagem, Agro-Pecuária, Pastelaria, Serviços Gerais e Têxteis.
Paralelamente à formação profissional, há a preocupação constante, por parte dos responsáveis técnicos, de proporcionar a estes jovens situações facilitadoras da sua inserção social. O convívio entre os diferentes grupos de aprendizagem, em contexto exterior à Instituição, é sempre uma oportunidade para atingir os objectivos de socialização.

 

Data de introdução: 2006-08-20



















editorial

TRABALHO DIGNO E SALÁRIO JUSTO

O trabalho humano é o centro da questão social. Este assunto é inesgotável… (por Jorge Teixeira da Cunha)  

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

IPSS OU EMPRESAS SOCIAIS: uma reflexão que urge fazer
No atual cenário europeu, o conceito de empresa social tem vindo a ganhar relevância, impulsionado por uma crescente preocupação com a sustentabilidade e o impacto social.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

A inatingível igualdade de género
A Presidente da Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE) foi à Assembleia da República no dia 3 de outubro com uma má novidade. A Lusa noticiou[1] que...