A publicidade inapropriada contribui para o desenvolvimento de inúmeras doenças em crianças, como a obesidade e a anorexia, e influencia comportamentos, como o início precoce da vida sexual, defende a Academia norte-americana de Pediatria.
A organização emitiu uma declaração em resposta ao que considera ser uma onda crescente de publicidade dirigida a crianças e adolescentes, e defende que o Congresso norte-americano deveria tomar medidas para a limitar.
A declaração, divulgada na edição de Dezembro da revista Pediatrics, sustenta que "os jovens vêem mais de 40 mil anúncios por ano, só na televisão, e estão cada vez mais expostos à publicidade através da Internet, revistas e escolas".
Os exemplos de publicidade inapropriada citados na declaração incluem anúncios televisivos sobre cereais açucarados para o pequeno-almoço, e alimentos com muitas calorias, que são publicitados durante os programas destinados às crianças.
A Academia critica também a transmissão de anúncios sobre medicamentos para o tratamento da disfunção eréctil (impotência) durante jogos divulgados através da televisão.
Os anúncios a bebidas alcoólicas que incluem desenhos animados de animais e a publicidade a alimentos de fast-food em programas educacionais transmitidos por canais de televisão escolares são também alvo de críticas dos médicos.
Segundo a Academia, estes anúncios influenciam as crianças, levando-as a escolher preferencialmente alimentos pouco saudáveis, e a acreditar que beber álcool é positivo, que o sexo é uma actividade recreativa e que a anorexia é uma moda.
Na declaração, a Academia defende que os médicos deveriam exigir ao Congresso norte-americano e às agências federais que proibissem a publicidade à fast-food durante os programas para crianças, limitasse a publicidade comercial a seis minutos por hora (metade do tempo actualmente permitido) e impedisse os anúncios a bebidas alcoólicas de recorrerem a desenhos animados.
Os pediatras sustentam ainda que os anúncios televisivos a medicamentos contra a disfunção eréctil devem ser passados apenas depois das 22:00.
A publicidade dirigida às crianças tem estado sobre escrutínio apertado nos Estados Unidos, sobretudo devido aos dados que indicam que 17% dos menores são obesos.
Em Setembro, a Comissão Federal para a Comunicação anunciou que iria investigar ligações eventuais entre a publicidade televisiva e as crescentes taxas de obesidade nas crianças norte-americanas.
Data de introdução: 2006-12-18