PEDIATRAS DENUNCIAM:

Publicidade inapropriada cria doenças em crianças

A publicidade inapropriada contribui para o desenvolvimento de inúmeras doenças em crianças, como a obesidade e a anorexia, e influencia comportamentos, como o início precoce da vida sexual, defende a Academia norte-americana de Pediatria.

A organização emitiu uma declaração em resposta ao que considera ser uma onda crescente de publicidade dirigida a crianças e adolescentes, e defende que o Congresso norte-americano deveria tomar medidas para a limitar.

A declaração, divulgada na edição de Dezembro da revista Pediatrics, sustenta que "os jovens vêem mais de 40 mil anúncios por ano, só na televisão, e estão cada vez mais expostos à publicidade através da Internet, revistas e escolas".

Os exemplos de publicidade inapropriada citados na declaração incluem anúncios televisivos sobre cereais açucarados para o pequeno-almoço, e alimentos com muitas calorias, que são publicitados durante os programas destinados às crianças.

A Academia critica também a transmissão de anúncios sobre medicamentos para o tratamento da disfunção eréctil (impotência) durante jogos divulgados através da televisão.

Os anúncios a bebidas alcoólicas que incluem desenhos animados de animais e a publicidade a alimentos de fast-food em programas educacionais transmitidos por canais de televisão escolares são também alvo de críticas dos médicos.

Segundo a Academia, estes anúncios influenciam as crianças, levando-as a escolher preferencialmente alimentos pouco saudáveis, e a acreditar que beber álcool é positivo, que o sexo é uma actividade recreativa e que a anorexia é uma moda.

Na declaração, a Academia defende que os médicos deveriam exigir ao Congresso norte-americano e às agências federais que proibissem a publicidade à fast-food durante os programas para crianças, limitasse a publicidade comercial a seis minutos por hora (metade do tempo actualmente permitido) e impedisse os anúncios a bebidas alcoólicas de recorrerem a desenhos animados.

Os pediatras sustentam ainda que os anúncios televisivos a medicamentos contra a disfunção eréctil devem ser passados apenas depois das 22:00.

A publicidade dirigida às crianças tem estado sobre escrutínio apertado nos Estados Unidos, sobretudo devido aos dados que indicam que 17% dos menores são obesos.

Em Setembro, a Comissão Federal para a Comunicação anunciou que iria investigar ligações eventuais entre a publicidade televisiva e as crescentes taxas de obesidade nas crianças norte-americanas.

 

Data de introdução: 2006-12-18



















editorial

SUSTENTABILIDADE

Quando o XXIV Governo Constitucional dá os primeiros passos, o Sector Social Solidário, que coopera com o Estado, deve retomar alguns dossiers. Um deles e que, certamente, se destaca, é o das condições de sustentabilidade que constituem o...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Agenda 2030 e as IPSS
Em Portugal é incomensurável a ação que as cerca de 5 mil Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) existentes, têm vindo a realizar.  As...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

A gratuitidade das creches entre o reforço do setor social e a privatização liberal
 A gratuitidade das creches do sistema de cooperação e das amas do Instituto de Segurança Social, assumida pela Lei Nº 2/2022, de 3 de janeiro, abriu um capítulo novo...