CNIS reuniu com UDIPSS e IPSS de Santarém

A CNIS, representada por José Quirino e Lino Maia, reuniu, no dia 18 de Dezembro, com a União Distrital de Santarém e com todas as IPSS filiadas do distrito.
A UDIPSS-Santarém é presidida por José Joaquim Painho de Almeida e Silva, um conhecido dirigente que, tanto em Cartaxo como no respectivo distrito e na organização nacional de representação das instituições solidárias, ao longo de 40 anos, muito tem dado à causa da solidariedade.

A sede da União Distrital de Santarém funciona em instalações alugadas na Praceta Capitão Varela Gomes (Santarém). Presentemente, a União Distrital tem 145 instituições filiadas, que, sendo todas do distrito, correspondem a cinco dioceses (Coimbra, Évora, Leiria, Portalegre/Castelo Branco e Santarém).
Com uma importante actividade, a União Distrital tem procurado envolver todas as IPSS filiadas, nomeadamente as mais pequenas e distantes da sede do distrito (o que está patente na composição dos órgãos sociais). Na sua actividade, a Direcção vem insistindo na defesa da autonomia e da especificidade das IPSS e aposta intensamente na formação de dirigentes e técnicos, para o que tem contado com o apoio da Estrutura Técnica Administrativa da CNIS e com a cooperação do Instituto de Emprego e Formação Profissional.
No encontro da Confederação com a Direcção da UDIPSS-Santarém, manifestando satisfação pela realização do encontro e destacando a leal cooperação da União Distrital, a CNIS partilhou algumas das suas preocupações, nomeadamente no que se refere à sustentabilidade das IPSS, quanto ao seu conhecimento e reconhecimento, ao novo modelo de cooperação e ao ATL.

Revelando grande apreço pela acção da Direcção da CNIS, a Direcção da União Distrital manifestou um notável espírito de colaboração interinstitucional com a Confederação e fez uma apresentação sumária da realidade das instituições com respostas solidárias no distrito. Digna de registo é a sintonia existente entre as instituições e a União Distrital de que é sinal, por exemplo, o atempado cumprimento das respectivas obrigações para com a UDIPSS.
No encontro da Confederação com as Instituições de Solidariedade de Santarém, participaram 41 pessoas. A CNIS começou por sublinhar a importância destes encontros com as filiadas de base, até para ser intensificado o conhecimento mútuo, a interacção e o trabalho em rede. Destacou, depois, a actuação da União Distrital e a necessidade de todas as IPSS cooperarem com a sua União. Finalmente, partilhou algumas das preocupações já anteriormente apresentadas à Direcção da UDIPSS.

Intervieram representantes de Instituições de Santarém, Tomar, Vale da Pedra e Vale de Figueira para partilhar preocupações sobre ATL, contratação colectiva, enquadramento das IPSS no sector da economia social e inspecções. No encontro foi manifestado apreço pela forma como a CNIS vem gerindo a informação e sugeriu-se o aprofundamento da conveniência em, eventualmente, se gerar uma central de compras para o sector da economia social solidária.

 

Data de introdução: 2007-01-07



















editorial

SUSTENTABILIDADE

Quando o XXIV Governo Constitucional dá os primeiros passos, o Sector Social Solidário, que coopera com o Estado, deve retomar alguns dossiers. Um deles e que, certamente, se destaca, é o das condições de sustentabilidade que constituem o...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Agenda 2030 e as IPSS
Em Portugal é incomensurável a ação que as cerca de 5 mil Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) existentes, têm vindo a realizar.  As...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

A gratuitidade das creches entre o reforço do setor social e a privatização liberal
 A gratuitidade das creches do sistema de cooperação e das amas do Instituto de Segurança Social, assumida pela Lei Nº 2/2022, de 3 de janeiro, abriu um capítulo novo...