CNIS reuniu com UDIPSS e IPSS de Santarém

A CNIS, representada por José Quirino e Lino Maia, reuniu, no dia 18 de Dezembro, com a União Distrital de Santarém e com todas as IPSS filiadas do distrito.
A UDIPSS-Santarém é presidida por José Joaquim Painho de Almeida e Silva, um conhecido dirigente que, tanto em Cartaxo como no respectivo distrito e na organização nacional de representação das instituições solidárias, ao longo de 40 anos, muito tem dado à causa da solidariedade.

A sede da União Distrital de Santarém funciona em instalações alugadas na Praceta Capitão Varela Gomes (Santarém). Presentemente, a União Distrital tem 145 instituições filiadas, que, sendo todas do distrito, correspondem a cinco dioceses (Coimbra, Évora, Leiria, Portalegre/Castelo Branco e Santarém).
Com uma importante actividade, a União Distrital tem procurado envolver todas as IPSS filiadas, nomeadamente as mais pequenas e distantes da sede do distrito (o que está patente na composição dos órgãos sociais). Na sua actividade, a Direcção vem insistindo na defesa da autonomia e da especificidade das IPSS e aposta intensamente na formação de dirigentes e técnicos, para o que tem contado com o apoio da Estrutura Técnica Administrativa da CNIS e com a cooperação do Instituto de Emprego e Formação Profissional.
No encontro da Confederação com a Direcção da UDIPSS-Santarém, manifestando satisfação pela realização do encontro e destacando a leal cooperação da União Distrital, a CNIS partilhou algumas das suas preocupações, nomeadamente no que se refere à sustentabilidade das IPSS, quanto ao seu conhecimento e reconhecimento, ao novo modelo de cooperação e ao ATL.

Revelando grande apreço pela acção da Direcção da CNIS, a Direcção da União Distrital manifestou um notável espírito de colaboração interinstitucional com a Confederação e fez uma apresentação sumária da realidade das instituições com respostas solidárias no distrito. Digna de registo é a sintonia existente entre as instituições e a União Distrital de que é sinal, por exemplo, o atempado cumprimento das respectivas obrigações para com a UDIPSS.
No encontro da Confederação com as Instituições de Solidariedade de Santarém, participaram 41 pessoas. A CNIS começou por sublinhar a importância destes encontros com as filiadas de base, até para ser intensificado o conhecimento mútuo, a interacção e o trabalho em rede. Destacou, depois, a actuação da União Distrital e a necessidade de todas as IPSS cooperarem com a sua União. Finalmente, partilhou algumas das preocupações já anteriormente apresentadas à Direcção da UDIPSS.

Intervieram representantes de Instituições de Santarém, Tomar, Vale da Pedra e Vale de Figueira para partilhar preocupações sobre ATL, contratação colectiva, enquadramento das IPSS no sector da economia social e inspecções. No encontro foi manifestado apreço pela forma como a CNIS vem gerindo a informação e sugeriu-se o aprofundamento da conveniência em, eventualmente, se gerar uma central de compras para o sector da economia social solidária.

 

Data de introdução: 2007-01-07



















editorial

Voltar a casa

Sucede que a falta de motivação das IPSS para colocarem a sua rede de ERPI ao serviço do escoamento das situações de internamento hospitalar inapropriado, nas condições atualmente em vigor, se afigura amplamente justificada (...)

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

O risco de retrocesso nos apoios à vida independente
O Orçamento de Estado para 2026 foi justamente elogiado por se abster dos clássicos “cavaleiros orçamentais”, designação pela qual são conhecidas as...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Que espero do novo Presidente da República?
Está próxima a eleição do novo Alto Magistrado da Nação. Temos mais duas semanas para que os candidatos, de forma serena, com objetividade e no âmbito dos...