PORTO

Jovens voluntários apoiam crianças e idosos em risco

Um grupo de jovens universitários inicia na segunda quinzena deste mês, em Paranhos, Porto, um programa de voluntariado destinado a apoiar crianças e idosos em risco, disse Mariana Almeida, coordenadora do projecto, disse à Agência Lusa que o objectivo prioritário é contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos seniores e crianças em situação de risco e exclusão social, através da realização de pequenas tarefas.

Segundo a coordenadora do projecto "Jovens Alerta em Paranhos", serão acompanhados casos sinalizados pelo Gabinete da Acção Social da Junta de Freguesia de Paranhos e também pela Comissão de Protecção de Menores. No caso das crianças, "os jovens voluntários poderão brincar com elas, ajudá-las nos trabalhos de casa ou até acompanhá-las à escola, uma vez que há vários casos de menores que faltam às aulas porque não tem quem os acompanhe", disse a responsável.

Mariana Almeida acrescentou que no inicio da próxima semana irá reunir-se com a responsável pela Comissão de Protecção de Menores (CPM) da zona Oriental da cidade do Porto para decidir em que medida este grupo de jovens pode intervir nos casos sinalizados pelos técnicos daquela comissão.

Em relação ao apoio a idosos, a coordenadora do programa explicou que o objectivo é ajudá-los a cumprir algumas rotinas ou, simplesmente, fazer-lhes companhia. "Irão desempenhar tarefas que fazemos sem pensar que podem representar dificuldade para alguém como mudar uma lâmpada, ir ao supermercado, à farmácia ou fazer um chá", sublinhou.

O projecto, promovido pela Junta de Freguesia de Paranhos em parceria com o Instituto Português da Juventude, denomina-se "Jovens Alerta em Paranhos" e visa a criação de uma bolsa de voluntários entre os 18 e os 30 anos.

A iniciativa vai arrancar com um grupo de 15 voluntários, a maioria estudantes universitários ou recém licenciados no desemprego. "Decidimos aproveitar o facto da freguesia de Paranhos acolher um dos maiores pólos universitários da cidade do Porto para divulgar o projecto nas diferentes faculdades e nos cafés mais frequentados pelos jovens", disse a responsável. A intervenção dos voluntários decorrerá de acordo com a disponibilidade de cada um.

A freguesia de Paranhos, com cerca de 55 mil habitantes, acolhe cerca de 30 por cento da população residente em bairros sociais do Porto.

02.02.2007

 

Data de introdução: 2007-02-02



















editorial

SUSTENTABILIDADE

Quando o XXIV Governo Constitucional dá os primeiros passos, o Sector Social Solidário, que coopera com o Estado, deve retomar alguns dossiers. Um deles e que, certamente, se destaca, é o das condições de sustentabilidade que constituem o...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Agenda 2030 e as IPSS
Em Portugal é incomensurável a ação que as cerca de 5 mil Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) existentes, têm vindo a realizar.  As...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

A gratuitidade das creches entre o reforço do setor social e a privatização liberal
 A gratuitidade das creches do sistema de cooperação e das amas do Instituto de Segurança Social, assumida pela Lei Nº 2/2022, de 3 de janeiro, abriu um capítulo novo...